|
Torneio reuniu 150 atletas (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
A academia Nova União foi a grande campeã da XV Copa Moura de Jiu Jitsu, realizada durante todo o sábado, 31, no Ginásio Charles Moritz. Com 56 dos 150 competidores da competição, a equipe vencedora faturou 38 medalhas e foi seguida pelas academias Jéferson Carvalho, que ficou em segundo lugar, e Nordeste, que pegou a terceira posição. Para o professor Emílio Nascimento, mestre da Nova União, a vitória da academia confirma a qualidade dos trabalhos realizados.
“Estamos usando o esporte também como instrumento de cidadania e trabalhando a mentalidade do atleta. As melhorias refletem no lado psicológico de cada um e geram resultados como o que estamos vendo”, destacou. Apesar da comemoração em equipe, o campeonato também serviu como consagração de grandes talentos individuais.
Um dos destaques da competição foi Tiago Santana, campeão da categoria faixa-preta absoluto até 76kg e também da categoria pena. Muito entusiasmado, o atleta frisou que trabalhou muito pelo resultado. “Aperfeiçoei o pé no quadril para sair no triângulo. E deu certo, consegui aplicar aqui”, comemora. Ainda segundo Tiago, o nível do campeonato está aumentando ano a ano.
|
Representantes das academias vencedoras no pódio |
“A garotada está subindo, a quantidade de faixas-pretas está crescendo e há mais atletas nas competições”. Com 12 anos de tatame, o faixa-preta destaca que a preparação para enfrentar a concorrência tem que ser intensa. “Estou ficando velho. Tenho que me preparar ainda mais para essa molecada”, brinca.
Outro que se deu bem na competição deste sábado foi o faixa-roxa Vinícius Alves de Oliveira Marques, campeão da categoria até 70 kg, no absoluto até 76 kg e vice-campeão do absoluto aberto. De acordo com ele, o campeonato foi importante por representar uma superação em particular. “Consegui levar vantagem sobre adversários bem mais pesados”, considera. Em sua quarta competição este ano, o atleta já pensa longe. “Agora é pegar a faixa marrom e seguir treinando”, disse.
|
Tiago Santana, de quimono branco, comemora título no absoluto |
Entre os iniciantes faixas-brancas, um dos vencedores foi Claudio Augusto Silva, campeão da categoria adulto pluma. Apesar de ser um estreante na arte marcial, Claudio já apresenta sete competições no currículo e se mostra incansável. “Estou competindo direto, me dedicando muito e deixando as brincadeiras de lado. Quero levar o jiu-jitsu a sério”, garante. O próximo torneio de jiu-jitsu do calendário sergipano é a Copa Verão, que será realizada no dia 28 de setembro no Clube do Banese.
Acompanhe abaixo o ranking das equipes:
1º Nova União
2º Jéferson Carvalho Jiu-Jitsu
3º Nordeste
4º Gracie Barra
5º De La Riva
Por Igor Matheus