|
(fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Celebração e muita competição dominaram o Ginásio Constâncio Vieira neste sábado, 7, durante a 26ª Taça FSK de Karatê. Organizado como comemoração aos 26 anos da Federação Sergipana de Karatê, o torneio reuniu atletas com idades entre 8 e 40 anos, atraiu competidores de vários estados do Nordeste e mostrou a força da arte marcial na região.
No cômputo geral, a grande vencedora da Taça entre as academias foi a Médici Karatê Clube, com 18 ouros, 10 pratas e 11 bronzes. A segunda colocação ficou com a Morais Karatê Clube, com 10 outros, 9 pratas e 5 bronzes. Já a terceira posição coube à equipe alagoana Dojo Kan, com 6 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Rosimeire Santos, competidora e representante da Médici Karatê Clube, destacou a importância da vitória. “Foi um resultado muito bom. Não é a toa que temos conquistado tantas taças FSK nos últimos anos”.
|
Torneio atraiu competidores de vários estados |
A competição tambem foi palco de grandes desempenhos individuais. Um deles foi o do pequeno sergipano Kevin Diogo, campeão do Kata Mirim e aluno da academia vencedora do campeonato. Com apenas 9 anos, Kevin venceu todos os torneios que disputou este ano e avalia que vem melhorando. “Estou aprendendo a diminuir o nervosismo e a não ficar tão afobado”, disse.
Os atletas que vieram de fora tambem fizeram bonito durante o torneio. No Kata Júnior, o lugar mais alto do pódio ficou com o baiano Matheus Gondim, da equipe de Juazeiro. Bicampeão baiano, Matheus destacou sua performance. “O nível estava muito alto aqui, mas consegui controlar a ansiedade e consegui vencer. Agora é focar no Campeonato Brasileiro”, frisou.
Entre os “estrangeiros”, um dos principais destaques coube a uma família que decidiu aproveitar o feriado de forma diferenciada – e vencedora. Com três gerações devotadas ao caratê, os Silva de Maceió vieram a Aracaju para cumprir o papel de papa-medalhas. E assim fizeram. Tricampeão brasileira e pentacampeão nordestina, Katiane Régia Soares Silva fez a experiência falar mais alto e levou ouro no Kata Sênior. Acostumada a competir em Aracaju, ela ressaltou a rotina de treinos.
|
Katiane e seu filho Akio, ambos medalhistas |
“Quando você treina todo dia, um dia a menos faz seu desempenho cair muito. Então procuro participar de muitos campeonatos. Estou sempre procurando avançar”. Outro representante da família a garantir medalha foi Akio Soares. Filho de Katiane e do sensei Enio Silva, o alagoano faturou o primeiro lugar no Kata e no Kumite na categoria mirim. Orgulhoso, o pai enumerou o extenso currículo de títulos do pequeno. “Ele já foi bicampeão alagoano, campeão do Nordeste e campeão regional. E a partir daqui de Aracaju vamos atrás de mais conquistas em competições interestaduais”.
Acompanhe abaixo alguns resultados da competição:
Kata Mirim masculino (8, 9 anos)
1)Kevin Diogo
2)Luigi Oliveira
3)Marcos Vinicius
Kata Mirim feminino (8, 9 anos)
1)Lara Paixão
2)Vanessa Vitória
3)Lara Diniz
Kata Junior (16, 17 anos)
1)Matheus Gondim
2)Sidney Murilo
3)Fabio Augusto
Kata Senior masculino (18/ 35 anos)
1)Josafá Luiz
2)Lucas Dias
3)Rodrigo Coelho
Kata Senior feminino (18/ 35 anos)
1)Katiane Régia
2)Rosemeire Santos
3)Sandy Regina
Kumite Mirim masculino
1) Akio Soares
2) Kauan Rodrigues
3)Jhonny Yuris
Kumite Mirim feminino
1) Lara Paixão
2) Vanessa Vitória
Kumite Senior masculino (-60kg)
1)Douglas Santos
2)Reinan Querino
3)Anderson Santos
Kumite Senior masculino (-70kg)
1)Gabriel Pereira
2)Fabio de Souza
3)José Sávio
Kumite Senior masculino (-80kg)
1) Rodrigo Coelho
2) Danilo de Jesus
3) Pedro Henrique
Kumite Senior feminino (-55kg)
1)Sandy Alves
2)Juliana Lima
3)Elen Nataly
Por Igor Matheus