|
(foto: Arquivo/ Portal Infonet) |
A partir do próximo dia 15, as revelações do handebol sergipano terão seu maior palco. Com a participação de atletas com idades entre 13 e 18 anos, será iniciada mais uma edição do Campeonato Sergipano de Handebol masculino e feminino nas categorias mirim, infantil, cadete e juvenil. O evento deverá reunir mais de 500 atletas de 32 equipes locais e ainda está com as inscrições abertas: as participações pode sem efetivadas até esta sexta-feira, 11, com a Federação Sergipana de Handebol.
A competição marca a estreia da categoria mirim, que compreende atletas até os 12 anos de idade, e o retorno do torneio para as categorias cadete e juvenil, que não acontece desde 2011. “Os jogos serão realizados na quadra do Colégio Purificação e nas quadras dos colégios que se inscreverem”, detalhou Alexandre Cerqueira, presidente da Federação. Na última edição do campeonato, o Arquidiocesano sagrou-se campeão do juvenil masculino e o Instituto Dom Fernando Gomes foi o grande vencedor do juvenil feminino.
Alexandre Cerqueira também refletiu sobre a situação do handebol em Sergipe. “O esporte estava um pouco estagnado. As aulas de educação física nas escola ainda precisam melhorar de qualidade para permitir o surgimento de novos atletas. Outras escolas simplesmente não têm educação física, e isso é um problema”, diz o dirigente. Ainda segundo ele, o retrospecto dos últimos Jogos da Primavera expõe a limitação técnica dos estreantes.
“Se por um lado tivemos um grande número de inscritos, o que é importante, tivemos qualidade técnica abaixo da média e grande número de W.Os”. Por outro lado, Cerqueira destacou que a assiduidade das equipes é uma característica dos campeonatos estaduais. “Raramente temos W.O no campeonato sergipano, pois as equipes que se inscrevem o usam como treinamento para outros torneios”, disse.
Por Igor Matheus