Norte e Nordeste de natação mirim reunirá 300 atletas

(foto: divulgação)

Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, o Parque Aquático Zé Peixe receberá 300 atletas de todos os estados do Nordeste, do Amazonas e do Pará para o Campeonato Norte/Nordeste de Natação Mirim e Petiz troféu Kako Caminha, que chega à sua 46º edição. Serão 33 clubes das duas regiões brigando pelo título de melhor clube de natação na faixa dos nove aos 12 anos. O torneio é uma realização em parceria da Federação Aquática de Sergipe (Fase), da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), dos Correios e do Governo de Sergipe.

Três clubes representarão Sergipe na competição: a equipe mista Agitação/Iate/Unit, o Club Sportivo Sergipe e o Nad'art. Os clubes somam um total de 48 atletas, entre os quais nomes que se destacaram pelo desempenho em 2013: Manu Abdias, Taynah Santana e Mário Bittencourt da Agitação; Manoel Messias e Palloma Catarina da Nad'art e Caio Rodrigues e Guilherme Nóbrega do C.S.Sergipe. Nos dois dias, as provas se iniciam pela manhã a partir das 7h30 e à tarde a partir das 15h30. A entrada para o público é franca.

Torneio de base, o troféu Kako Caminha se destaca por ser a primeira experiência de muitos atletas em torneios regionais. De acordo com o presidente da Federação Aquática de Sergipe, Antônio Aragão, os atletas sergipanos usarão o conhecimento do ambiente a seu favor. “Aproveitamos o privilégio de sediar a competição para realizar torneios preparatórios uma semana antes. Esse foi o objetivo dos últimos torneios Wilson Michelato e Gustavo Laporte. Com isso, nossos atletas conheceram o local da competição e se adaptaram à piscina para obter melhores desempenhos”.

Pouca participação

Apesar dos 300 participantes, número expressivo em termos absolutos, Aragão lamenta a quantidade de atletas do troféu, que foi baixa em relação à verificada nas demais edições. “Na primeira vez em que Aracaju sediou o torneio, em 1997, chegamos a receber 1,5 mil atletas. Embora o nível técnico tenha melhorado muito, a participação caiu bastante, em grande parte por conta das dificuldades financeiras dos participantes. Para se ter uma ideia, o Kako Caminha sempre teve mais competidores que o troféu Walter Figueiredo. Mas neste ano verificamos que aconteceu o contrário: o Figueiredo reuniu 450 participantes e superou o Kako Caminha”, disse.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais