![]() |
(Foto: Seel) |
Aracaju passou a fazer parte da lista de possíveis sub-sedes da Copa do Mundo 2014, mas apresenta uma séria inconveniência: o estádio indicado a abrigar uma das 32 seleções classificadas, o Lourival Baptista, está mergulhado em uma reforma que só acabará em setembro de 2014, três meses depois do início da Copa. E Sergipe não é o único estado nesta situação. Na lista divulgada pela FIFA esta semana, outros 20 estádios também não estão prontos – e um deles, em Foz do Iguaçu, no Paraná, sequer saiu do papel.
Só no Nordeste, ainda estão em construção o Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Salvador; o CT Praia do Forte, na Mata de São João, também na Bahia; e as vilas olímpicas Ronaldo Marinho e Cidade de João Pessoa, ambas na capital paraibana. De acordo com Hoover Passos, membro da diretoria técnica da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) e fiscal da reforma no estádio, a obra que foi licitada e atualmente está em curso não foi planejada para ser um Centro de Treinamento.
“Quando ela foi licitada, não o foi sendo visado um CT. Para que ela se torne um, teríamos que fazer alguns ajustes. Realmente houveram alguns estudos, mas eles não foram continuados. A reforma do estádio atende estrutura para receber jogos do campeonato estadual, por exemplo. Esse é o contrato que temos no momento”, disse. O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, foi procurado pela reportagem para comentar sobre as obras, mas estava em reunião.
Obra
A reforma do Batistão está orçada em cerca de R$ R$ 15.313.485,93 milhões, recursos oriundos de convênio com o Governo Federal com contrapartida do Governo de Sergipe.Autorizada em junho deste ano, a obra deixará o estádio com 14.500 lugares e está prevista para ser entregue à população em setembro de 2014.
Por Igor Matheus