(Foto: Divulgação) |
(1) Saumíneo da Silva Nascimento
Este ano teremos um dos mais esperados campeonatos de xadrez dos últimos 40 anos, o atual campeão mundial de xadrez, o indiano Viswanathan Anand está sendo desafiado pelo Norueguês Magnus Carlsen, um jovem gênio do xadrez que lembra muito o russo Kasparov (ex-campeão mundial).
A primeira partida teve início no sábado, dia 09/11/2013 e foi transmitida ao vivo pela internet, através do site oficial da FIDE – Federação Internacional de Xadrez. Pelo sorteio, o Magnus Carlsen iniciou a 1ª partida com as peças brancas, o que no xadrez é uma vantagem, a oportunidade de iniciar, escolher a abertura desejada; a segunda partida foi no domingo, dia 10/11/2013, ambas com empate, resultado mais recorrente em disputas de título mundial. Uma curiosidade, o primeiro lance deste torneio foi um movimento de cavalo, a peça símbolo da FIDE.
Para os que apreciam o esporte, todos os jogos do Campeonato Mundial de Xadrez serão transmitidos ao vivo no site oficial (http://chennai2013.fide.com), com análise de computador e vídeo comentário, trata-se de uma relevante inovação e uso de alta tecnologia, o jogo também pode ser seguido em aplicativos para iPad e Android . O Campeonato Mundial de Xadrez de 2013 está sendo patrocinado pelo estado de Tamil Nadu, serão disputadas inicialmente, 12 partidas e o período oficial do campeonato é de 07 a 28 de novembro de 2013 no Hyatt Regency Hotel, em Chennai (terra natal do atual campeão Anand), na Índia.
Chennai é a capital do estado indiano de Tamil Nadu. Localizado na Costa de Coromandel ao largo da Baía de Bengala, é um importante centro comercial, cultural, econômico e educacional no sul da Índia. Chennai é a quarta metrópole mais populosa da Índia, com população de quase 8,5 milhões. Viswanathan Anand, o campeão mundial de xadrez, cresceu em Chennai.
Magnus Carlsen (natural da Noruega, e o 1º colocado no ranking mundial de enxadristas da FIDE) venceu o Torneio de Candidatos 2013, jogado em Londres, no início do ano, após uma emocionante final, tornando-se o desafiante oficial de Campeão do Mundo, Viswanathan Anand. Com apenas 22 anos, Magnus Carlsen poderá se tornar o mais jovem campeão mundial de xadrez de todos os tempos, empatando com Kasparov que também foi campeão mundial em 2005 com 22 anos, eu particularmente, torço para isso.
Viswanathan Anand (natural da Índia, é o atual campeão mundial de xadrez) manteve o título de Campeão do Mundo depois de derrotar o desafiante Boris Gelfand de Israel no ano passado (2012) em Moscou – Rússia. Ele é o campeão desde 2007, quando ganhou o título no México em 2007 e depois foi sempre superando os seus desafiantes. Anand já defendeu com sucesso a taça por cinco vezes seguidas.
O controle do tempo de cada jogo entre Carlsen e Anand será de 120 minutos para os primeiros 40 lances, 60 minutos para os próximos 20 movimentos e, em seguida, 15 minutos para o resto do jogo com um incremento de 30 segundos por jogada a partir após o movimento 61, isto para as 12 partidas iniciais previstas.
Este campeonato mundial de 2013 deverá ser jogado sobre um máximo de 12 (doze) partidas e o vencedor do jogo será o primeiro jogador a marcar 6,5 pontos ou mais (vitória vale 1 ponto e empate 0,5 ponto). Se após as 12 partidas houver empate na pontuação geral, ocorrerá mais partidas de tie-break e se for o caso, uma partida final de morte súbita para termos um vencedor.
Um fato curioso é que neste match não teremos um representante russo ou ex-soviético de um dos lados do tabuleiro, a última vez que isto ocorreu foi em 1921, quando o campeonato foi disputado entre o cubano Capablanca e o Alemão Lasker, Capablanca que era o desafiante venceu o campeão da época, Capablanca é o único Latino campeão mundial de xadrez até o momento. Depois dessa disputa, sempre teve algum russo ou ex-soviético na disputa e, com isso, Rússia impôs um hegemonia grande no mundo do xadrez durante muitos anos. Agora é a Noruega contra a Índia.
Outra curiosidade, este é a primeira final da história do xadrez, jogada na Índia, país onde o xadrez nasceu e pátria do seu filho mais ilustre – e atual campeão do mundo -, Viswanathan Anand, ele é um jogado muito frio e experiente e vai ter o apoio de mais de 1 bilhão de fãs (população da Índia).
Esta disputa chama a atenção do mundo porque o desafiante é um gênio que vem despertando a curiosidade do mundo e a sua vitória, despertaria mais ainda a curiosidade no xadrez mundial. O é um dos mais jovens Grandes-Mestres da história (com 13 anos ele já tinha esse título), já ganhou os principais torneios de xadrez do mundo. Na atual lista do ranking, Carlsen se mantém forte em primeiro lugar, com 2870 pontos (o maior rating da história até hoje – ele superou Kasparov), contra 2775 de Anand. Antes desse, o campeonato mais emocionante foi quando o americano Bobby Fischer subiu ao palco para jogar a final de 1972, como desafiante e venceu o Russo Smyslov.
Que este campeonato mundial de xadrez que está sendo realizado na terra onde o jogo surgiu, sirva para reanimar o esporte, na lógica da prática de exercício mental e união entre as nações.
(1) Ex-enxadrista
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B