Aracaju sedia Encontro Técnico de Inteligência para Copa

Aracaju sedia Encontro Técnico de Inteligência para Copa (Fotos: Portal Infonet)

Faltando 28 dias para o segundo maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo, os representantes das 12 cidades brasileiras que serão sede e sub-sede [Aracaju, Vitória e Maceió] do Mundial, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 15, em um hotel na zona Sul de Aracaju, para o “Encontro Técnico de Inteligência para a Copa do Mundo FIFA 2014”. Na oportunidade, foram avaliados todos os riscos em torno da segurança da Copa, com proposição de medidas mitigadoras.

O evento também contou com a participação de diretores de inteligência do Sistema Penitenciário brasileiro, que discutiram a importância de nivelar o conhecimento sobre a gestão operacional e as ações de inteligência de segurança pública no âmbito do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Evento reuniu representantes de cidades sede e sub-sede do Mundial

De acordo com o representante do Planejamento Operacional de Segurança da Seleção da Grécia em Aracaju, coronel Jackson Nascimento, o planejamento tático de segurança para o evento já está pronto. “Nós finalizamos nosso trabalho de planejamento na semana passada.  Aproveitamos a chegada da Taça em nosso Estado e fizemos um evento teste que foi coroado com êxito. Amanhã estaremos nos reunindo para corrigir alguns detalhes. A reunião de hoje é muito importante para que a gente possa ajustar algumas medidas para que recebamos a Seleção da Grécia com muita tranqüilidade e também oferecer a sociedade sergipana aquela tranqüilidade que todos esperam”, relata.

Manifestações

Questionado sobre possíveis manifestações durante a realização da Copa, o diretor de Inteligência da Secretaria Extraordinária para grandes Eventos, Rodrigo Morias, afirmou que já existe uma estratégia. Ele se diz a favor da realização dos atos, porém repudiou a ação de criminosos que aproveitam da situação para depredar o patrimônio público.

e tem tem por finalidade avaliar todos os riscos em torno da segurança da Copa

“A Segurança Pública tem obrigação de garantir que a população possa exercer o seu direito de manifestar, expressar sua opinião segura e pacífica. O que não vamos tolerar é a prática de crime, infiltração de criminosos em meio as manifestações, em que haja a depredação do patrimônio público. A SSP já está preparada para agir nesses casos”, enfatiza.

O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), João Batista, destacou que o trabalho integrado entre as polícias fortalece os setores de inteligência. "A polícia não pode estar em todo lugar, todos nós sabemos disso, então a ferramenta de inteligência é a mais importante hoje para que nós possamos nos antecipar aos problemas e conseguir evitá-los. Com certeza, o evento da Copa será um sucesso até porque os setores de inteligência de todos os Estados envolvidos estão muito afiados”.

O representante do Planejamento Operacional de Segurança da Seleção da Grécia em Aracaju, coronel Jackson Nascimento

O diretor de Inteligência da Secretaria Extraordinária para grandes Eventos, Rodrigo Morias

O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, João Batista

Por Leonardo Dias e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais