Sergipano luta com fenômeno do jiu-jitsu mundial no Rio

Ivan Lima vs. João Myiao: decisão entre campeões (foto: Flash Sport)

Um dos maiores nomes do jiu-jitsu sergipano, o faixa-preta Ivan Lima encontrou um desafio à altura de suas conquistas durante o Rio Open de Jiu-Jitsu na última semana: uma final na categoria faixa-preta adulto contra o paulista João Myiao, um dos maiores fenômenos do jiu-jitsu mundial. Finalizado por um estrangulamento, Ivan trouxe a prata para Sergipe. Mas sabe que a derrota, que se deu em sua primeira luta contra Myiao, foi só o começo.

Aos 22 anos, João Myiao consagrou-se nos tatames com uma penca de títulos internacionais – como quatro mundiais em diversas faixas, dois títulos europeus e dois brasileiros. E Ivan, igualmente campeão em diversos torneios, reconhece a estatura do adversário. “Sempre escutei falar muito dele. É um prodígio que ganha várias competições, que treina com tudo quanto é gente e vai pra todo canto: Califórnia, Abu Dhabi, Portugal. É um grande nome do jiu –jitsu atual”.

Ivan Lima e sua prata: final após cinco vitórias seguidas (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Mas então veio o Rio Open, e após eliminar todos de sua chave com cinco vitórias por pontos, Ivan cruzou o caminho do garoto, que também havia varrido todos de seu grupo. E foi no tatame de uma grande competição que o sergipano teve a oportunidade de conhecer de perto a técnica de Myiao.

“No começo, consegui ‘matar’ o jogo dele, que é um atleta muito técnico e bem flexível. Mas infelizmente cansei e acabei perdendo”. Depois da derrota, Ivan já retornou aos treinos para as próximas competições, e deseja reencontrar seu algoz. “Espero estar melhor condicionado para vencê-lo da próxima vez.  Já sei como anular o jogo dele. Os erros que cometi não vão se repetir”.

Pupilo e parceiro de treinos de Ivan, o faixa-preta Gustavo Nunes também deu sua visão do que foi a luta.  “Ivan perdeu no detalhe. Tanto é que o Myiao pontuou em todos os adversários antes de finalizá-los. Mas não pontuou contra Ivan. Além disso, ele é especialista em um só movimento: o berimbolo. Em todas as lutas, o objetivo dele é sempre cair para as costas do adversário”, analisa.

Ivan Lima e Gustavo Nunes: luta com Myiao foi decidida no detalhe

Já o faixa-branca Claudio Silva, que se destacou com o ouro no último estadual e se prepara para o Campeonato Mundial e o São Paulo Open nas próximas semanas, destacou o desempenho de seu mestre. “Ele acorda 5 da manhã, faz treinamento funcional, vem treinar, é um cara humilde, disciplinado e dedicado É por isso que sempre está nas finais e encara grandes nomes do jiu-jitsu atual”. A próxima competição de Ivan Lima será o Campeonato Mundial, que acontecerá entre os dias 14 e 17 no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais