![]() |
Competição reunirá atletas de 11 países (fotos: CBDE) |
Entre os dias 4 e 11 de dezembro, Aracaju será o centro dos jogos escolares da América do Sul. No período, a capital receberá a 20ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, evento que reunirá milhares de atletas de 12 a 14 anos de 11 países. A competição será composta por dez modalidades: futsal, handebol, basquetebol, voleibol; atletismo, atletismo adaptado, judô, natação, xadrez e tênis de mesa.
Realizados anualmente, os Jogos Sul-americanos Escolares foram realizados em 2013 na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, e chegarão a Sergipe pela primeira vez. E a contribuição local não se limitará à sede do torneio: entre os 219 membros da delegação brasileira há uma atleta sergipana: a jovem nadadora Sanny Marques, irmã da multicampeã Sarah Marques – que é bicampeã do sul-americano escolar.
De acordo com Antônio Hora, presidente de Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a competição põe em evidência uma categoria estratégica para países que querem crescer nos esportes.
![]() |
Delegação brasileira é composta por 219 membros |
“O objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro para 2016 é situar o Brasil entre os dez melhores países das Olimpíadas. Na última edição, em 2012, o Brasil terminou na 23ª posição. E quando foi pesquisado o que os países com melhor desempenho haviam feito, constatou-se que todos haviam investido no desporto escolar. Assim, todo país que pretende ser uma potência olímpica tem que investir nessa categoria esportiva”.
A abertura oficial dos Jogos Sul-Americanos Escolares será às 17h do dia 5 de dezembro no Ginásio Constâncio Vieira. Durante a realização do evento esportivo, Aracaju receberá ainda uma reunião do Conselho Sul-Americano de Desporto, que trará à capital ministros de esporte dos onze países participantes. Alem da reunião, o período também compreenderá um encontro de Secretários de Estado do Esporte das 27 unidades federativas do Brasil.
Por Igor Matheus