Jiu-Jitsu: sergipanos levam cinco medalhas em São Paulo

O bicampeão Ivan Lima e Alisson Nunes (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Os atletas sergipanos de jiu-jitsu não estão pra brincadeira. Em campeonato Sul-Americano realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, no fim de novembro, lutadores da equipe Nova União faturaram nada menos que cinco medalhas. Ivan Lima levou o ouro e se sagrou bicampeão sul-americano; Ruth Mattos faturou uma prata; e Déborah Costa, Alisson Nunes e Erika Machado ficaram com o bronze em suas categorias.

Um dos grandes destaques desta edição do torneio, o faixa-preta Ivan Lima conquistou em Barueri seu segundo sul-americano seguido. Para chegar ao pódio mais uma vez, Ivan teve de encarar duas lutas duras. “Venci as duas por pontos. Na primeira, impus meu ritmo e fiz 10 a 0. Já a segunda foi um pouco mais difícil, mas consegui pontuar 8 a 0 e segurei até ser campeão”.

Ivan Lima com as medalhas de 2013 e 2014: bicampeão sul-americano

Vencedor de nada menos que 12 medalhas só em 2014 – nove das quais de ouro –, o lutador também destacou a importância do título para sua carreira. “Significa muito, pois me esforço o ano todo. Desde janeiro venho ganhando várias competições, e fechar o ano sendo bicampeão é inacreditável”. O próximo desafio de Ivan será o Campeonato Europeu em Lisboa, Portugal, em janeiro de 2015.

Esporte imprevisível

Já o faixa-marrom Alisson Nunes ficou com o bronze na categoria pena. Depois de duas vitórias, o atleta não conseguiu impor o jogo na terceira luta, e destacou que o torneio foi marcado por surpresas. “Jiu-jitsu é um esporte sem favoritos. O cara que todos achavam que ia ganhar tambem acabou em terceiro, como eu, e aquele que ninguém esperava foi o campeão. É um esporte imprevisível. Poderia ter sido melhor, pois meu foco é sempre o primeiro lugar”, disse.

Alisson Nunes: mais um pódio em 2014

Vencedor de várias medalhas em 2014, Alisson não para, e agora já se volta para outra competição. “Vou esquecer um pouco o sul-americano e focar nas seletivas de Abu Dhabi, que dão três chances para o atleta de classificar. Pretendo participar de todas as três etapas”, destaca.

Aprendizado
Já a faixa-roxa Déborah Costa lutou duas vezes e conquistou um bronze, sua décima terceira medalha só em 2014. Satisfeita, a atleta descreveu a experiência. “Foi ótimo, do nível que eu imaginei que seria e estou feliz por ter me saído bem. Não deu pra voltar com o ouro, mas aprendizado nunca é demais”.

Depois do Sul-Americano, Déborah treina e está na expectativa para participar do próximo Campeonato Europeu, que será em 2015 em Lisboa, Portugal. “Já estou na correria aqui atrás de ajuda, de novo”.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais