Escola de Esportes forma cidadãos na Zona Norte

Há um ano, Escola de Esportes forma cidadãos na Zona Norte (Foto: Victor Ribeiro/ASN)

Há exatamente um ano os meninos e meninas do bairro Santos Dumont, e de comunidades circunvizinhos na zona Norte de Aracaju, têm uma opção para as tardes ociosas. Cerca de 400 crianças e adolescente, com idades dos sete aos 15 anos, tiveram na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, inaugurada pelo Governo do Estado, a oportunidade de se afastar dos riscos sociais e praticar uma modalidade esportiva, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

“A escola foi inaugurada em 17 de março, no ano passado. Os alunos frequentam futebol, futsal, judô, karatê, jiu-jítsu, voleibol e luta olímpica. A escola está se adequando, porque para oferecer todas as outras atividades previstas são necessários aparelhos específicos. O novo ano letivo de 2015 teve início no dia 23 de fevereiro e houve um aumento na procura, mas ainda não temos quantificado porque estamos matriculando alunos novos. Algumas modalidades possuem vagas como voleibol, jiu-jítsu, karatê, luta olímpica e judô”, informa coordenador da unidade Jorgival Melo Passos. Despois de cada aula, os alunos ainda recebem lanche.

Esta foi a terceira unidade no modelo implantada no estado. As demais em funcionamento estão no bairro Santa Maria, também na capital, e no município de Malhador. Juntas, elas ofertam 1200 vagas dentro de uma política onde a gestão estadual integra o combate à pobreza e a inclusão social. As vagas são disponibilizadas para alunos da rede pública de ensino, mas o coordenador da unidade do Santos Dumont abriu exceções para alguns alunos bolsistas em escolas particulares do bairro que demonstraram interesse em frequentar.

“O governo financia tudo, então a gente diz a eles: estudem, frequentem a escola de esportes e tenham disciplina, a nossa regra é só essa. No final de cada semestre, a gente pede que tragam o boletim escolar, porque é um incentivo. Nosso objetivo não é só que o aluno venha treinar ou jogar, a gente conversa, procura saber como é que está na escola, e o comportamento de cada um, a gente prega isso aqui. Graças a Deus nunca tivemos incidente nenhum com aluno”, completa Passos.

O governador Jackson Barreto lembrou que a presença do Governo do Estado está de Norte a Sul na capital sergipana. “Com a inauguração da Escola de Esportes,fazemos o equilíbrio social. Toda vez que a gente se preocupa com os jovens, tiramos eles da rua, das drogas e do crime. É por isso que já estamos na terceira unidade e a nossa meta é ampliar esse tipo de espaço na comunidade”, disse.

A escola

O projeto de criação da escola consistiu na revitalização do antigo campo de pelada (futebol society), que estava abandonado. Um novo gramado foi implantado, o alambrado foi recuperado e um novo sistema de iluminação com refletores foi instalado no campo. Foram construídas arquibancadas e muro no entorno do campo e da escola. Ao lado do campo de futebol, foi erguida uma quadra descoberta com piso em concreto e arquibancada e um galpão para a prática de artes marciais. O Complexo está sob supervisão dos professores e educadores da Secretaria Estado do Esporte e do Lazer e abriga também salas de jogos, vestiários e sala de administração.

Outras Escolas

A Escola do bairro Santos Dumont possui uma área de 6.532,00 m² e contou com investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 1.205.157,06. As outras escolas de esporte existentes estão localizadas no bairro Santa Maria, a Escola Professor Kardec, com 600 alunos, e no município de Malhador, a Escola Raimundo Rodrigues de Lima, com 250 alunos. Há ainda, no bairro industrial, o Complexo Esportivo Dona Finha, que atende a 200 crianças e adolescentes. Todas integram o 'Projeto Vida Alegre' que faz parte do 'Plano Sergipe Mais Justo' coordenado pelas Secretarias de Estado do Esporte e do Lazer e Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social. As unidades ofertam também ações nas áreas de saúde, assistência social visando ao atendimento integral dos educandos e suas famílias.

Para quem atua nestas unidades, há a certeza de colaborar com o desenvolvimento social do jovem, através do esporte e da educação. “Na verdade, é uma iniciativa muito gratificante do governo, tirar as crianças e adolescentes das ruas, do mundo das drogas, para mim é muito gratificante. Eu trabalho também com projeto social na minha academia, gosto de fazer esse trabalho paralelo porque a gente tem que contribuir para a comunidade, não esperar só pela política. Em si, é muito bom, muito bacana”, compartilha o professor de artes marciais Emílio Nascimento.

Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais