Torneios trazem ginástica aeróbica para Sergipe

Competição segue até este domingo (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Uma oportunidade para atrair público, sensibilizar professores, inspirar praticantes. Desde a última quinta-feira, Aracaju recebe dois campeonatos nacionais simultâneos com estas pretensões em nome de uma modalidade que desde os anos 80 cresce como esporte: a ginástica aeróbica. Nesta sexta-feira, 18, o Torneio Nacional e o Campeonato Brasileiro começaram pra valer tanto para a categoria masculina quanto para a feminina no ginásio do Arquidiocesano da Farolândia. As competições prosseguem até o domingo, 20.

Os torneios, que não têm representantes de Sergipe, foram trazidos ao estado justamente para ajudar a plantar aqui as primeiras sementes da modalidade. “Sergipe tem pretensão de desenvolver a ginástica aeróbica. Na última semana chegamos até a fazer um curso básico nas escolas”, explicou Marcia Lima, presidente da Federação Sergipana de Ginástica.

Delegação do Palmeiras: um dos grandes nomes da modalidade

Técnica da equipe de aeróbica do Palmeiras, uma das maiores equipes presentes, Claudia Gomes demonstra que a modalidade não difere tanto dos outros tipos de ginástica – pelo menos em termos de competição. “Há sete passos básicos que precisam ser feitos, além dos elementos de dificuldade inseridos na coreografia. Há provas também por idade e com limites de pontuação”.

A técnica também detalhou a situação da ginástica aeróbica no Brasil. “Nosso país é um supercampeão. A modalidade existe desde os anos 80, e desde lá o Brasil tem títulos mundiais, pan-americanos e é até hoje muito bem visto internacionalmente”.

Os torneios também são compostos por equipes com proposta mais pedagógica, como o colégio Marista de Natal. Com 20 atletas, a instituição objetiva principalmente aprimorar a experiência de seus alunos.

Modalidade também traz naipe masculino

“Fazemos três treinos por semana, cada um por uma hora e meia, mas mesmo assim não temos característica de alto rendimento. Pretendemos mesmo é o rendimento educacional e a formação integral do aluno, estimulando-o a trocar experiências. Mas ainda assim acredito que possamos conquistar algumas coisas no torneio”, disse.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais