O revezamento da Tocha Rio 2007 terminou por volta das 19h30 com uma grande festa na Orla de Atalaia. O ator Orlando Vieira foi o último a carregar o símbolo dos Jogos Pan-Americanos, e ascendeu a Pira representativa dos jogos que estava na Passarela do Caranguejo. De Aracaju, a Tocha Rio 2007 segue para Brasília e continua rodando pelo país até o dia 13 de julho, quando finalmente chega ao Rio de Janeiro, sede dos jogos. Orlando Vieira, Edvaldo Nogueira, Popó e Daniela Gruneich, ao lado da Pira
Ao chegar no ponto final dos 20km do revezamento o ator Orlando Vieira foi recepcionado pelo último grupo folclórico a se apresentar hoje, os Parafusos, de Lagarto. Além deles, a cerimônia contou com a apresentação de um Barco de Fogo, ornamento típico de Estância, e com uma ‘Guerra de Espadas’.
“Nós somos o Estado com maior número de representações folclóricas no país, e muita gente não sabe. Por isso precisamos aproveitar as oportunidades para mostrar ao Brasil nossa Cultura”, disse a presidente da Funcaju, Lucimara Passos.
O prefeito Edvaldo Nogueira também afirma que a grande resultado positivo extraído da passagem da tocha por Aracaju foi a visibilidade alcançada pela cidade. “O povo recebeu de forma extraordinária a tocha. Foi importante, porque mostrou Aracaju ao mundo, e as pessoas que olharem as imagens e o calor humano das pessoas com certeza vão querer conhecer Aracaju”, disse. Orlando Vieira carregando a Tocha Rio 2007
Ao todo, foram 58 condutores nos 20km de percurso, que teve como pontos principais a Colina do Santo Antônio, a passagem pelo rio nas mãos de Zé Peixe, a entrada no Parque da Sementeira, e a chegada na Orla de Atalaia. Nas paradas ,dez grupos folclóricos de todo o Estado se apresentaram mostrando a cultura sergipana.
Uma multidão acompanhou o fim da passagem da Tocha por Aracaju
O embaixador da Tocha do Pan no Brasil, o ex-pugilista Acelino ‘Popó’ Freitas, disse ficar satisfeito com o evento. “As pessoas me acolheram muito bem. Eu lembro que há 15 anos atrás eu vim para uma demonstração de boxe, na época eu tinha 15 anos, e foi a primeira viagem que eu fiz pelo esporte. Aracaju sempre me recebeu muito bem”, relata Popó.
De acordo com ele, a tocha pode ajudar o apoio aos atletas e dar estímulos aos patrocinadores apoiarem o esporte. “Principalmente os novos atletas. Vai incentivar muita gente a praticar o esporte”, concluiu. A representante do Ministério dos Esportes, Daniela Gruneich, acrescenta que a visita da tocha é “uma forma de mostrar que o Pan é de todos os brasileiros, de cada um que luta e que ajuda a fazer essa festa belíssima”.
Entre a multidão que acompanhou o acendimento da Pira na Passarela do Caranguejo estavam as pessoas que participaram do revezamento e sergipanos que irão trabalhar no Pan 2007. “É um momento lindo de celebração dos jogos e de aproximação com a população”, disse emocionada a educadora física Sandra Cabral, que irá trabalhar no Pan junto com a Confederação Brasileira de Handball (CBH). Sandra Cabral, que irá trabalhar no Pan
No encerramento da cerimônia da Orla a banda Xote-Baião se apresentou para marcar os festejos juninos do Estado.
Veja Orlando Vieira acendendo a Pira do Pan 2007
Enquanto carrega é normal o audio/vídeo aparecer pulando e aos poucos.
Após completar o downloado clique em play para reproduzir corretamente.