É o que acontece com a universitária Laíse Gondim. Sua relação com as academias de ginástica é baseada em inúmeros abandonos de aulas, justificados pelos mais diversos motivos. “Uma vez saí porque estava indo sozinha, aí ficava desanimada. Depois o problema era acordar cedo, e quando
Praticar exercícios na academia, apesar dos comprovados benefícios à saúde e à estética, não é um programa tão agradável aos olhos de grande parte das pessoas que se propõem a freqüentá-la. De acordo com pesquisa de um instituto que reúne academias americanas, o IHRSA, mais de 50% dos alunos desistem antes de completar três meses de atividades. 50% abandonam academia, diz estudo
transferi pra tarde sempre deixava para ir a noite e muitas vezes não dava”, explica. Malhar é desafio para Laíse
Laíse conta que quando estava determinada a perder peso fechava um pacote com a academia por três meses e pagava adiantado na tentativa de ficar mais estimulada a malhar. “Mas quando passava do primeiro mês e começava a rotina de exercícios eu parava de ir porque, mesmo que continuasse, estaria jogando dinheiro fora”, fala.
Não é uma receita de bolo
O plano trimestral nas academias citado por Laíse pode até fazer com que o aluno dê continuidade aos exercícios, mas
ainda não é o suficiente segundo o dono de uma badalada academia de Aracaju, Marcos Silveira. “É necessário, no mínimo, um trabalho de seis meses. Muitos querem receita de bolo: em pouco tempo querem ter corpo de capa de revista, e não é assim”, diz.
Por isso, em mais ou menos dois meses, os alunos abandonam as aulas. Esses e outros pensamentos do aracajuano comprovam o resultado da pesquisa do IHRSA na capital sergipana, segundo Marcos. “A consciência corporal em Aracaju é baixa. As pessoas precisam encarar a academia também como saúde, e não apenas como estética”, aconselha.
Para não amolecer diante da esteira e do supino reto, o Portal Infonet com a ajuda do Conselho Regional de Educação Física em Sergipe (CREF-SE) elaborou uma lista com cinco dicas para você não abandonar a academia. Ventilação do local é um dos fatores que merecem atenção
Cinco dicas para não abandonar a academia
1 – Escolha uma academia perto de casa para que a preguiça não te vença. Não se importe muito com a sofisticação do ambiente, analise apenas as condições dos equipamentos, a formação dos profissionais que ali trabalham e a ventilação do lugar.
2 – Procure um médico antes de entrar na academia ou, ao menos, faça uma avaliação física para evitar dores corporais que desestimulam um bocado. Diversificar as atividades é alternativa
3 – Estabeleça um horário fixo para malhar e não encare como um momento de folga, mas sim como mais um compromisso na sua agenda do dia.
4 – Com a ajuda do instrutor da academia, faça um mix de atividades para evitar a rotina e a monotonia que aparece quando a academia se resume apenas a musculação ou aeróbica, por exemplo.
5 – Não vá sozinho à academia. Procure companhia, mas mesmo se não conseguir, se matricule e procure fazer amizades lá. Será um estímulo a mais.
Por Glauco Vinícius
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B