A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, nesta sexta-feira, 02, promete colocar o Brasil no centro das atenções do planeta. É a primeira vez que um país da América do Sul é escolhido para organizar o evento. A capital fluminense contabiliza a sua segunda candidatura e obteve a vitória sobre Madri, Tóquio e Chicago.
A capital do Rio de Janeiro foi escolhida na manhã desta sexta-feira, 02
Os aracajuanos, entretanto, dividem-se nas opiniões sobre o impacto que os jogos podem trazer para o país. O Portal Infonet ouviu algumas pessoas para saber como elas vêem a escolha do Rio para sediar o evento e o quanto isso pode mexer com a realidade do país.
A dona-de-casa Kitéria Moreira e a filha, Taynara, expressam pontos de vista diferentes. “Vejo a escolha do Rio com bons olhos. O Brasil está crescendo e merece algo desse tipo para se desenvolver ainda mais. Vai ser muito bom pelos aspectos econômico e turístico, principalmente”, diz. Já a filha acredita que ainda é cedo para o país receber um evento tão grande. “É muito dinheiro que vai ser investido, poderíamos gastar com outras coisas bem mais importantes”, acrescenta.
O fiscal Rodrigo Passos, e o amigo Kiony Gonçalves, estudante, listam aspectos positivos e negativos da realização das Olimpíadas no país. “É muito gasto para pouco retorno. O dinheiro deveria ser voltado a outras coisas e pode ser um prato cheio para corrupção e o desvio de verbas”, reclama Rodrigo. Kitéria e Taynara Moreira divergem nas opiniões sobre os Jogos Olímpicos
“Mas para o esporte e para o turismo vai ser algo muito bom. O país vai mostrar a capacidade que possui e a geração de empregos vai ser grande”, contrapõe Kiony.
Concordam com o argumento Rodrigo Carvalho e Ramon Fraga. “Os olhos dos outros países vão se voltar muito para o Brasil. As Olimpíadas serão um incentivo ao povo em muitas coisas”, diz Rodrigo. “Mas o Rio tem a questão da falta de segurança, acho que esse detalhe será crucial”, lembra Ramon.
Os amigos Rodrigo e Ramon dizem que o país será bem visto
Desenvolvimento do esporte e atletas
O ex-atleta Lucas Aragão, que foi campeão norte-nordeste de judô, e sua namorada, Weide Santos, também mencionam a questão dos investimentos como outro detalhe importante a ser analisado. “Tomara que a população possa usufruir de tudo o que vai ser criado para as Olimpíadas, mas é muito bom saber que seremos o primeiro país da América do Sul a sediar o evento”, opina Weide.
Lucas acrescenta, ainda, o impacto que o esporte brasileiro sofrerá. “Vamos ter um bom tempo para a preparação dos atletas e para o surgimento de novas promessas nos esportes. Até o patrocínio para esses esportistas será mais fácil. O Brasil e os demais países da América Latina tendem a serem mais fortes entre os participantes”, prevê o ex-judoca.
Opinião semelhante à do estudante de educação física Pedro Bitencourt. “Acredito que a realização das Olimpíadas vai trazer um desenvolvimento enorme para o Brasil, dando ao nosso país uma maior visibilidade internacional”, confirma. Torcer pelos atletas brasileiros em casa e a guinada que o esporte ganhará são outros fatores apontados pelo universitário. O casal Lucas e Weide falam sobre os investimentos e incentivos ao esporte
“Até 2016 vai haver um maior incremento e desenvolvimento no esporte, principalmente do ponto de vista da estrutura e aparelhagem necessárias aos treinamentos. Com certeza isso propiciará uma melhoria considerável nos resultados dessas e de outras olimpíadas”, acrescenta.
E você, internauta, o que acha da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro? Compartilhe sua opinião através do link “Enviar comentário”.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B