A Corrida Cidade de Aracaju, que acontece no próximo dia 17, já se tornou atração no calendário esportivo do país. Prova disso é que, segundo a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), o número de atletas inscritos nesta 27ª edição é maior que o esperado. Inscrições acontecem na sede da Funcaju e através do portal da PMA / Fotos: Ascom/Funcaju
Até agora, mais de 700 atletas, entre os quais cerca de 150 portadores de necessidades especiais, confirmaram participação. Segundo a diretora de Esportes da Funcaju, Silvânia Barros, as expectativas para este ano já foram superadas. “A procura tem sido constante. Vários atletas de outros estados e países têm nos procurados para se inscrever, muitos com destaque nacional e internacional”, revela.
Entres os nomes de peso do atletismo brasileiro que vão participar da 27ª Corrida Cidade de Aracaju estão: Frank Caldeira, 3º lugar 2009 na Meia Maratona de São Paulo; Everton Luduvice de Morais, o ‘Ligeirinho”, 2º lugar do continente sul americano na Maratona de Mumbai, na Índia; e ainda Maria Zeferina Baldaia, Giomar Pereira, e Conceição de Maria, além dos quenianos Mathew Kiptoo Cheboi e Everlyne Jelagat Kemboi.
Organização
Para o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, o sucesso da corrida se deve à dedicação da prefeitura para realizar eventos de grande porte e bem organizados. “A prefeitura, a cada ano, melhora ainda mais a Corrida Cidade de Aracaju. Este ano, por exemplo, tivemos o aumento no valor da premiação. Isso se torna um atrativo para atletas de vários cantos do país e do mundo”, declara.
Segundo Waldoilson, também é fundamental a participação de instituições parceiras na organização da corrida, como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Correios, Prefeitura de São Cristóvão, entre outras.
Inclusão social
Também em comemoração ao aniversário de 155 anos de Aracaju, será realizada a 6ª edição da Corrida Cidade de Aracaju Especial, que tem como objetivo principal incluir os atletas com necessidades especiais, ajudando-os a elevar a autoestima e incentivando-os a praticar esportes.
No ano passado, foram mais de 200 atletas inscritos. Até agora, para a corrida deste ano, já estão inscritos mais de 150 competidores. “Nosso objetivo é levar o esporte para todas as pessoas, independente de classe, raça ou condição física. Queremos que a população veja a capacidade que todos têm, independente de limites físicos”, argumenta Waldoilson Leite.
Fonte: AAN