Começa neste domingo, 6, mais uma edição do Campeonato Sergipano 2011. O jogo de estréia, o clássico entre Sergipe e Confiança, pode inaugurar uma nova fase no futebol sergipano e promete afastar de vez o péssimo histórico de 2010, quando se viu um futebol pobre e as arquibancadas dos estádios, vazias. Sergipão começa com a missão de superar má fase de 2010 (Foto: Filippe Araújo)
A conjuntura, pelo menos, é favorável: os dois maiores clubes do Estado renovaram recentemente a diretoria, os do interior estão mais estruturados e a Federação Sergipana de Futebol (FSF) fez modificações nas regras da competição. O objetivo maior é reacender a paixão dos torcedores e levá-los de volta aos campos.
Em entrevista recente ao Portal Infonet, o diretor de esportes da FSF, Gilson Dória, confirmou a meta de superar a má fase do esporte. “Estamos prontos para acabar com essa crise”, disse. Os presidentes do Confiança e do Sergipe também reconhecem a sua parte na responsabilidade para tanto. “Hoje a necessidade dos clubes é de projeção. Com as novas diretorias, no Sergipe, no Confiança e no Itabaiana, a mentalidade mudou. Isso vai trazer motivação. O torcedor só vai ver espetáculo. Se há baixa qualidade o torcedor se afasta”, disse o médico Carlos Alberto Mendonça, presidente do Clube Sportivo Sergipe. João Santos acredita que mudança pode dar título ao clube
Luiz Roberto Dantas, novo presidente do Confiança, também demonstra otimismo com o Sergipão 2011. “Com o apoio dos torcedores os objetivos serão alcançados. As equipes já estão fazendo a sua parte. Nós acreditamos que parte dos problemas foi solucionada. Quando o torcedor sente que recebe atenção ele comparece aos estádios”, garante.
Marivaldo espera que as torcidas sejam mais pacíficas
Torcedores
E quem pensa que esse otimismo vem apenas de um lado está enganado. Torcedores ouvidos na sede dos dois clubes também demonstram grande expectativa com os jogos e prometem ir aos estádios. No Sergipe, o aposentado João Santos, que torce pelo clube há 40 anos, disse que dessa vez enxerga motivação para comparecer aos jogos.
“Antes não tinha jogador bom. Parecia até que o clube tinha um dono. Mas você ‘só vai à feira se tiver mercadoria boa’. Dessa vez o Sergipe tem tudo para ser campeão. Há muita mudança. Eu espero que já comece ganhando do Confiança”, revela o torcedor, que prevê o placar de 2 a 0.
O funcionário público Marivaldo dos Santos, cuja relação com o Vermelhinho vem desde o berço, também reconhece os incentivos vindos dos clubes, principalmente pelo investimento em atletas.
“Esse time vai ser igual ao de 1992; Há alguns anos eu não diria isso, mas estou confiante”, revela. “O problema, infelizmente, são alguns vândalos que se passam por torcedores e acabam prejudicando. Esperamos que dessa vez seja diferente”, diz ele, que palpita um resultado de 4 a 1 e também acredita na vitória do clube. “Ninguém vai tirar esse título do Sergipe”, avisa. Aloísio Ribas diz que só dá para analisar o time depois do clássico
No Confiança não é diferente. O contador Aloíso Ribas, torcedor há 30 anos, também vê nos clubes vário motivos para confiar numa superação do futebol sergipano. “Os clubes investiram em jogadores, em técnicos e este ano tem tudo para dar certo. Mas acredito que só depois da partida de domingo é que teremos uma idéia melhor. Futebol é futebol no campo, é onze contra onze”, diz ele, apontando o River Plate, atual campeão, como o principal adversário do Dragão neste ano e arriscando um placar de 3 a 1 para o jogo de domingo.
Um resultado menor, de 2 a 0, foi traçado pelo militar Osvaldo Farias, torcedor do clube desde criança e que acompanhava o treino do clube no estádio Sabino Ribeiro. Ele prefere ser mais cauteloso, pois diz que uma análise correta das perspectivas do time no campeonato só poderá ser feita depois da terceira partida na competição. Osvaldo acredita que o jogo terminará em 2 a 0 para o Confiança
“Treino é treino e jogo é jogo. A gente espera que a frustração de 2010 seja superada e que a gente seja campeão. Esse clássico vai exigir muito dos dois clubes, o jogo tende a ser truncado porque ambos querem vencer. Mas quando o clube melhora, nós torcedores só temos a ganhar e torcer, afinal, para que o campeonato seja um sucesso”, diz.
Por Diógenes de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B