Apenas registros de pequeno porte. Esse foi o positivo resultado da partida entre Sergipe e Confiança, realizada no domingo, 6, no Estádio Lourival Batista, jogo que marcou a abertura do Campeonato Sergipano de Futebol 2011 em um nova estratégia de policiamento empregada pela Polícia Militar do Estado de Sergipe. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem incentivado a existência de um Núcleo de Policiamento para Eventos Esportivos nos estados brasileiros com o intuito de reforçar as ações de prevenção da violência e criminalidade para a Copa do Mundo de 2014, que ocorre no Brasil. Foto ilustrativa
Com o resultado Sergipe (2) x Confiança (2), as duas torcidas tiveram de contar com um esquema de policiamento de forma a contemplar todas as áreas do Estádio. “Nas portarias contamos com cães farejadores, com o intuito prioritário de facilitar a localização de entorpecentes. Além disso, o efetivo do Choque esteve distribuído entre a arquibancada, área das cadeiras, gramado, além das patrulhas móveis que estavam direcionadas a contemplar as edificações e os banheiros – local onde há possibilidade de desavenças entre as torcidas e utilização de entorpecentes”, pontuou o capitão Alcântara.
Registros de ocorrências
Com relação às ocorrências na parte interna, foram confeccionados cinco Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) com registros de detenção e apreensão. 20 pessoas foram detidas, sendo 60% dos casos envolvendo adolescentes com situações voltadas para vias de fatos. Apenas um caso envolvendo apreensão de entorpecentes [maconha] foi registrado pela tropa presente do evento. Há ainda registro fotográfico de todos os envolvidos nestas situações.
De forma geral, o policiamento no jogo foi iniciado às 14 horas e concluído às 20 horas. Antes do início da partida, iniciada às 16 horas, houve um pequeno tumulto envolvendo torcedores e um ônibus que fazia a linha Marcos Freire III, mas policiais da Radiopatrulha efetuaram a dispersão do local. Não houve danos no local.
Após o jogo, houve aglomeração de torcedores na Praça Camerino, pois os ônibus não paravam no ponto de ônibus situado nesta localidade com receio de possíveis brigas. É válido ressaltar que havia duas viaturas da Radiopatrulha no local, mas mesmo assim os motoristas não paravam os ônibus. Tal atitude dos motoristas de ônibus obrigou a PMSE a escoltar os torcedores até os terminais do Centro e o dos Mercados. Não houve danos no trajeto.
Quanto às penalidades para adolescentes apreendidos, os casos serão encaminhados ao Juizado Específico. Uma das possíveis penalidades é a execução de trabalhos comunitários durante os dias e horários dos jogos. Outras informações sobre medidas de prevenção e repressão aos fenômenos de violência por ocasião de competições esportivas podem ser observadas na Lei nº 12.299, de 27 de julho de 2010.
Com informações da SSP