![]() |
Equipe de atletas cadeirantes (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está desenvolvendo o projeto ‘Paratletas de Sergipe’. A iniciativa, realizada em parceria com o Centro Integrado de Esportes Paratletas (Ciep), tem o objetivo de estimular a prática do esporte entre portadores de deficiência, especialmente cadeirantes.
Através do projeto, ainda em fase de implantação, estão sendo realizados dois treinos semanais, às quartas-feiras, das 20 às 22h, e aos sábados, das 15h às 17h, no Ginásio de Esportes do IFS – Campus Aracaju. Podem participar cadeirantes que integram a comunidade acadêmica do instituto, além de toda a comunidade externa.
Desafio
Na manhã desta sexta-feira, 12, foi realizado o 1º Desafio de Vôlei Sentado. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes do IFS – Campus Aracaju, e contou com a participação da equipe de vôlei sentado do Ciep e dos alunos do IFS, todos competindo juntos, em igualdade de condições.
Vôlei sentado
O voleibol sentado, assim como o basquete em cadeira de rodas, é uma modalidade paraolímpica. O esporte é praticado obedecendo praticamente 90% das regras básicas do vôlei tradicional. Apenas a altura da rede e o tamanho da quadra são reduzidos nas disputas entre os cadeirantes.
Ao contrário do que acontece na maioria dos esportes paraolímpicos, os jogadores do vôlei não são divididos de acordo com o seu tipo de deficiência, desde que não exista uma grande diferença entre eles. Atualmente, existem 38 países filiados à Organização Mundial de Vôlei para Deficientes. Entretanto, nas paraolimpíadas, apenas os homens podem competir.
Cada equipe pode ter até 12 jogadores inscritos, e a maioria é de atletas amputados. A ideia do IFS, com a realização do projeto, é reintegrar os cadeirantes à sociedade através da prática esportiva e também contribuir para o desenvolvimento do esporte entre paratletas sergipanos.
Mais informações
Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade (Direx) – (79) 3711-3204
Fonte: Ascom/IFS