Rugby ganha destaque entre os jovens sergipanos

Rugby vem ganhando adeptos em Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

Desconhecido pela maioria do público, o Rugby está ganhando diversos adeptos na capital sergipana e vem fazendo a cabeça daqueles que preferem fugir dos esportes mais tradicionais. Prova disso, é o Sergipe Rugby Clube criado recentemente para reunir os amantes da modalidade que vem se difundindo no mundo todo, principalmente após ter sido confirmado para integrar os esportes olímpicos de 2016 que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Integrante do grupo, Natanael Neto, explica a dinâmica do esporte. “O Rugby é derivado do futebol, porém é jogado mais com as mãos do que com os pés. A bola é passada para trás e para o lado, mas nunca para frente. A medida que o jogador vai passando, tem que correr para ganhar território e chegar na linha de fundo do adversário para fazer o Try que é a pontuação máxima”, conta.

Sergipe Rugby Clube durante treino

Para a pontuação é sempre necessário colocar a bola no chão, nada de entrar com a bola na mão ou atirá-la ao solo. Derrubar outro jogador só é permitido quando o atleta estiver segurando a bola. É considerada infração de grande gravidade derrubar o adversário com as pernas ou passar rasteira em qualquer jogador, passar a bola pra frente, segurar a bola quando caído no chão, derrubar um atleta sem a posse de bola e tentar derrubar um dos jogadores enquanto estiver caído no chão.

O Rugby é jogado por times de sete ou 15 jogadores. “A modalidade de quinze é disputada em um campo de futebol comum com dois tempos de 40 minutos. Já o Ruby de seven tem dois tempos de 7 minutos e tá no auge, porque será incluído nos jogos olímpicos, pois no Brasil esta modalidade é mais comum”, comenta Natanael.

Esporte estará entre os jogos olímpicos de 2016

A bola de rugby tem o formato oval e é feita de couro semelhante à bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento e 28 e 30cm de largura e pesa entre 410 e 460 gramas. Entre os equipamentos utilizados estão a chuteira, shoulder pad [colete com partes amaciadas que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps], boqueira [Proteção para os dentes] e scrum cap [capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força].

Sergipe Rugby Club

O time surgiu a partir de um grupo de amigos que interessados pelo esporte resolveram pesquisar as regras e praticar os treinos. No final de 2011, os treinos foram retomados e passaram a ser regulares, acontecendo as terças, sábados e domingos com duração de três horas.

Presidente do Sergipe Rugby, Roni Clécio

“Quem quiser assistir ou até mesmo participar do time, poderá comparecer ao Parque da Sementeira, a partir das 14h no sábado e domingo ou na quadra de areia do Médici, a partir 20h das terças-feiras  para prestigiar nossos treinos”, convoca o presidente do time, Roni Clécio Santos.

Entre os projetos do time, que atualmente é composto por 20 jogadores, está o recrutamento de novos integrantes. Além disso, os meninos irão participar de um amistoso em Aracaju com o time Cães de Areia de Maceió, no dia 15 de setembro, e pretendem realizar o Desafio São Francisco envolvendo Sergipe, Alagoas, Salvador e Recife em novembro, assim como garantir a participação do time sergipano no campeonato nordestino em Porto de Galinhas.

Apesar das dificuldades, o presidente Roni Clécio garante que o time está determinado a alcançar novos desafios. “O grande impasse é a falta de apoio material e local para o grupo. Mas o esporte vem crescendo e não temos dúvidas de que ele será destaque nas olimpíadas”, diz.

O japonês Takayuki Muramatsu é o treinador do time

Para a surpresa de muitos, o time é treinado pelo Takayuki Muramatsu, ex-jogador japonês que atualmente mora em Aracaju. “A principal dificuldade para aqueles questão iniciando no esporte é o fato de ter que passar a bola para trás. Mas apesar do Rugby ter um pouco de cada esporte e ser complexo, qualquer pessoa pode jogar”, enfatiza o treinador.

E quem pensa que o esporte é dominado somente pelos homens, está muito enganado. Mônica Cardoso é um bom exemplo disso. “Antes de praticar o esporte, eu jáq jogava futebol americano. Mas a grande vantagem do rugby é que ele é mais leve e mais interessante, pois não para tanto o jogador como acontece no futebol americano”, conta.

Por Verlane Estácio e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais