Jogos da Primavera: Abertura será nesta sexta-feira, 21

Abertura dos jogos da primavera será nesta sexta-feira, 21 (Fotos: Seed)

O Governo de Sergipe realizará nesta sexta-feira, 21, a partir das 17h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, a solenidade de abertura dos XXIX Jogos da Primavera. O maior evento esportivo estudantil do estado reunirá 3.081 alunos atletas de 174 escolas das redes pública e particular, competindo em 19 modalidades esportivas. A embaixadora do Comitê Olímpico Brasileiro, Adriana Araújo, que ganhou a medalha de bronze na modalidade boxe nas Olimpíadas de Londres 2012, virá prestigiar a festa. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e será aberto pelo secretário de Estado de Educação, Belivaldo Chagas.

A cerimônia de abertura terá como tema Primavera: o acordar dos jogos” e contará com a participação da banda marcial do Colégio Estadual Barão de Mauá, além de apresentações artísticas de alunos atletas de escolas da capital e interior. Um dos destaques da festa será o grupo Ginga Mais, composto por alunos com necessidade educacionais especiais, que fará uma coreografia no ritmo da balada sertaneja.

Legenda

O evento contará também com números de dança apresentados por alunos da academia Partners. O ponto alto da festa será o revezamento da tocha olímpica, que será conduzida por alunos atletas medalhistas das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorreram na cidade mineira de Poços de Caldas.

As competições dos Jogos da Primavera tiveram início nesta quinta-feira, 20, e prosseguirão até o dia 30 de setembro. Os jogos ocorrerão em escolas e ginásios esportivos de Aracaju.

Modalidades

Nos XXIX Jogos da Primavera alunos de escolas das redes pública e privada de ensino irão se enfrentar nas modalidades esportivas individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, luta olímpica, natação, para-atletismo, paranatação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Nas modalidades coletivas ocorrerão partidas de basquete, futsal, handebol e voleibol.

Primeira Etapa

Legenda

A primeira etapa dos Jogos da Primavera teve início no dia 15 de abril, com as seletivas da capital na modalidade futsal realizadas durante os Jogos Escolares da TV Sergipe. No mês de abril foram realizados também os Jogos Escolares Socorrenses, que classificaram as equipes de fustal das escolas de Nossa Senhora do Socorro. Para os demais municípios, a Seed realizou seletivas regionais, no período de 20 de julho a 3 de agosto, na modalidade futsal categoria A, e no período de 20 de agosto a 5 de setembro no futsal categoria B.

A Secretaria de Estado da Educação realizou ainda, no período de 4 a 11 de agosto, as seletivas para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria A, que foram realizadas na cidade de Poços de Caldas (MG), entre os dias 6 e 15 de setembro. Nesta competição, a delegação sergipana conquistou sete medalhas.  Deste total, quatro foram de ouro, sendo uma no ciclismo, duas na natação e uma no voleibol feminino. Sergipe ganhou também duas medalhas de prata na natação e uma medalha de bronze na luta olímpica.

Segundo a professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Seed (DEF/Seed), todas as ações realizada pela Secretaria de Estado da Educação foram vitais para estimular e treinar os alunos atletas que obtiveram esses bons resultados. “Fizemos uma excelente campanha nas Olimpíadas Escolares, categoria A, que ocorreram em Poços de Caldas, com um total de sete medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. Queremos repetir esse êxito na segunda etapa das Olimpíadas Escolares, categoria B, que ocorrerá na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso”, declarou Auxiliadora Pires.

Olimpíadas Escolares

As equipes campeãs dos XXIX Jogos da Primavera irão representar o estado de Sergipe na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, categoria B, que ocorrerá em Cuiabá (MT) no período de 25 de novembro a 8 de dezembro. Nas modalidades individuais  – atletismo e natação – serão classificados para a etapa nacional apenas os atletas que tiverem obtido índice técnico estabelecido pelo comitê organizador estadual dos Jogos da Primavera.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais