Infonet Pixels – Projeto de reforma do judiciário vai a votação nas comissões amanhã

O tão propalado projeto de reforma do Judiciário, ora tramitando na Assembléia, deverá ser apreciado pelas comissões técnicas na convocação de amanhã, pela manhã, a partir das 8h30. Mas, será que o projeto terá aprovação tranqüila? Alguns deputados se insurgiram contra a extinção da comarca de Poço Redondo, que se tornaria distrito judicial da Comarca de Canindé. Anunciou-se até que o presidente do Tribunal de Justiça, dr. Roberto da Fonseca Porto, iria à Assembléia Legislativa no dia de hoje para explicar  aos deputados alguns pontos do projeto. Mas, é pouco provável que ele compareça à Assembléia hoje. É que, muitos parlamentares estiveram a semana passada em audiência com o presidente do Tribunal, obtendo as explicações naturais. Deputados da situação e da Oposição estiveram com o dr. Roberto Porto. Talvez por isso mesmo a aprovação do projeto se dê de forma tranqüila. É esperar para ver.

Poço Redondo tem número baixo de processos

O dr. Roberto Porto diz que, infelizmente não pode atender aos pedidos dos parlamentares. “Eu trabalho com números. E estes dizem que Poço Redondo não pode continuar como Comarca, pelo baixo número de processos.” A Comarca de Poço Redondo recebe hoje em torno de 700 a 800 processos, quando o número ideal é de pelo menos dois mil processos mensais. A Comarca de Canindé recebe hoje este número de processos, com os que vierem de Poço Redondo ficará em torno de 3 mil processos, o que é um número ideal. Ademais, Poço Redondo é Comarca de entrância inicial. Assim, o juiz nomeado para aquele recanto, basta ter vaga em outra entrância, já pede remoção. “Com menos de 15 dias já tem juiz de lá pedindo remoção”, explica o dr. Roberto Porto. Só para se ter uma idéia, há comarcas que passam anos – 5, 8, 9 anos – com o mesmo juiz. Mas, a Comarca de Poço Redondo teve mais de 30 juizes em pouquíssimo tempo.

Como distrito, Poço Redondo terá juiz 2 vezes por semana

Instado sobre a reação do Prefeito de Redondo, Frei Enoque, o presidente do Tribunal de Justiça disse não ter receio disso. “Veja, eu trabalho com números. Frei Enoque é um político e tem que entender que temos de atender as determinações do Conselho Nacional de Justiça. O melhor é nos adiantarmos às ordens do CNJ. Por conta do número baixo de processos, o CNJ a qualquer momento mandará a nós do Tribunal de Justiça extingui-la. Estamos nos antecipando para não criar problemas maiores”. Hoje, a Comarca está com dois mil processos, resíduo dos momentos que passou sem juizes. Como distrito judicial, Poço Redondo terá a visita de um juiz pelo menos duas vezes por semana. Se tudo correr como se espera o projeto de reforma do Judiciário vai a plenário na quinta-feira, quando haverá sessão de votação. O projeto prevê a abertura de 150 vagas nos quadro de pessoal do Tribunal de Justiça, sendo pelo menos 100 de caráter efetivo. Um concurso para preenchimento destes cargos realiza-se em agosto.

Sessões só esta semana, antes do recesso

A Assembléia Legislativa só deve ter sessões até a 6ª feira. Daqui até lá todos os projetos pendentes devem estar resolvidos – entenda-se, votados. Haverá tempo para tanto? É pouco provável. Depois, ou se espera o retorno das sessões em agosto próximo ou o governo convoca extraordinariamente a Assembléia durante o mês de julho. Entre os projetos que podem ficar pendentes, há o do reajuste dos policiais militares, ainda em fase de negociação. Os policiais torcem para que o governo dê o aprove-se nas negociações até agora e providencie o projeto com urgência para votação até 6ª.

*** “Senador não é a minha praia”. Resposta do ex-governador João Alves ao ser provocado pelo presidente da Câmara dos Diretores Lojistas, Samuel Schuster, no almoço que a entidade lhe ofereceu.

*** Hoje a noite, o Conselho Diretor do Rotary Club Aracaju-Norte realiza sua última sessão do ano rotário 2008/09.Será no espaço Chica Chaves. O RC Aracaju Norte vai fazer a entrega da Medalha Carlos Mello ao artista plástico Adauto Machado.

*** Também será entregue o título Paul Harris ao dr. Carlos Pinna. O título foi adquirido em forma de consórcio pelo clube, cabendo ao dr. Carlos Pinna mediante sorteio.

Por Ivan Valença

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais