Formada a Câmara Regional da Grande Aracaju

Parlamentares no plenário da CMA
Foi lançada na manhã desta terça-feira, 7, a Câmara Regional da Grande Aracaju que reúne vereadores e presidentes das câmaras municipais de nove cidades da região metropolitana. Com objetivo de integrar os parlamentares, esta é a quarta câmara regional formada no estado de Sergipe.

Estiveram presentes na solenidade vereadores de Riachuelo, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Maruim, Itaporanga e Santo Amaro das Brotas, além do presidente da câmara da capital, o vereador Emmanuel Nascimento (PT).

“A intenção é reunirmos os parlamentares da região e discutir assuntos em comum aos municípios como transporte, economia e saúde pública, assim promovendo a integração entre os vereadores das cidades através de debates onde quem ganha é a população”, opinou Emmanuel Nascimento.

Outro tema recorrente na pauta é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2008) que ficou conhecida como ‘PEC dos Vereadores’ que tramita no Senado. Se aprovada a proposta, o número de vereadores em todo o país aumenta e o repasse financeiro às câmaras municipais diminui.

Com menos dinheiro e mais parlamentares as câmaras precisariam realizar profundos cortes no orçamento para funcionar. Em Aracaju, por exemplo, o repasse que hoje é de 5% do orçamento da União seria reduzido a apenas 2%. Para o presidente será a união entre os vereadores e a boa política feita dia a dia que impedirá tamanha queda nos cofres das casas legislativas municipais.  

Além da troca de experiências, o evento promoveu uma eleição na qual foram escolhidos um presidente, um vice-presidente, dois secretários e dois tesoureiros para a câmara regional. Das cinco câmaras regionais que Sergipe deve ter até o fim de 2009, apenas a região do Baixo São Francisco ainda não realizou sua formação.

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais