“Calcem as sandálias da humildade” diz Gilmar Mendes a jornalistas

Gilmar Mendes está em Aracaju cumprindo vários compromissos
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, está em Aracaju cumprindo uma série de compromissos. Na tarde desta sexta-feira, 14, o ministro esteve no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e, sabatinado pela imprensa, não escapou das perguntas sobre a polêmica da decisão que extinguiu a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Em dado momento da coletiva, o presidente do STF aconselhou os jornalistas: “Calcem as sandálias da humildade. Vocês não são a maioria da população”, declarou Gilmar Mendes.

O ministro chegou acompanhado de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e no Tribunal, esteve reunido com o presidente do TJSE, Desembargador Roberto Porto, e juízes sergipanos. Eles trataram da campanha Meta 2, que integra o Planejamento e a Gestão Estratégica no Poder Judiciário e consiste na identificação e julgamento de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

Antes da reunião, o ministro concedeu entrevista e, como já era esperado, a maior parte das perguntas girou em torno da queda do diploma para jornalistas. Gilmar Mendes disse que a decisão não partiu somente dele, e que essa é uma questão jurídica e não pessoal. “Isso vem ocorrendo com outras profissões. No nosso entendimento, são profissões que não necessitam de

Ministro é sabatinado pela imprensa durante visita ao TJSE
diploma para serem exercidas”, disse o ministro.

Ainda sobre a polêmica, o ministro garantiu que não comparou jornalistas a cozinheiros e costureiros, e que não se sente constrangido em encarar frente a frente os jornalistas. “Nunca fiz essa comparação. Continuo mantendo uma boa relação com toda a imprensa”, afirma Gilmar Mendes. E completou: “Quem disse que toda a sociedade está insatisfeita com essa decisão? Vocês não representam toda a população. Calcem as sandálias da humildade, por favor”, pediu o ministro aos jornalistas.

Morosidade do Judiciário

Além de tratar sobre a polêmica envolvendo o diploma, Gilmar Mendes respondeu a perguntas relacionadas ao Poder Judiciário. Ele disse que faz uma boa avaliação do Judiciário de Sergipe, e acredita que o maior desafio é acabar com a lentidão em que corre a justiça brasileira.

Por Helmo Goes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais