O Plano Diretor regulamenta o uso e ocupação do solo, ordenando o desenvolvimento urbano e rural, organizando a participação popular na fiscalização, controle e decisões das ações municipais. Além disso, serve também para indica o que fazer nas áreas estratégicas do município: agricultura, exploração mineral, infra-estrutura, educação, cultura, turismo, etc.
De acordo com Alex Rocha, o Plano Diretor é a demonstração do compromisso de sua administração para com o crescimento organizado da cidade histórica. “Nós estamos fazendo algo que São Cristóvão já merecia, que era a criação do seu Plano Diretor. São Cristóvão é uma das principais cidades do estado, e até do País, por ser a quarta mais antiga, e não podia continuar crescendo de forma desorganizada. Daí o nosso compromisso com o povo e com a sua história”, diz Alex.
O Plano Diretor de São Cristóvão foi elaborado pela empresa Technum Consultoria, que venceu a concorrência pública feita pela Secretaria de Estado do Planejamento e custou aos cofres públicos do Estado R$: 154.687,00.