Seminário sobre governabilidade foi aberto nesta terça

Seminário acontece em carmópolis
Com o tema “Gestão Eficiente, Governança Responsável”, a programação do I Seminário de Municípios Sergipanos foi iniciada nesta terça-feira, 17, na cidade de Carmópolis. O evento é uma parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com as Associações dos Prefeitos do Baixo e Vale do São Francisco (AMBEVSF), da Barra do Cotinguiba (AMBARCO) e Vale do Japaratuba e da região Centro-Sul (AMURCES). Nos dias 19 e 20 o seminário será realizado em Estância e nos dias 24 e 25 em Propriá, direcionado aos prefeitos, gestores e servidores pertencentes à AMURCES e AMBEVSF, respectivamente.

Seguindo recomendação do conselheiro presidente Reinaldo Moura, a intenção do TCE, assim como aconteceu no primeiro semestre deste ano, é trabalhar em conjunto com as Associações de Prefeitos no sentido de levar o Tribunal de Contas ao interior, já que é sempre o interior que vem à capital para participar dos cursos promovidos pela Escola de Contas. E o objetivo do seminário é promover a reflexão sobre a gestão pública, a partir de um conteúdo temático do cotidiano da entidade, fornecendo informações e orientações sobre assuntos relevantes da gestão pública.

Participaram da abertura do encontro, realizado no auditório da Câmara Municipal de Carmópolis (CMC), o diretor técnico do TCE, Paulo Matheus, representando o tribunal; a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz; o presidente da CMC, Sérgio Vieira; o presidente da AMBARCO e prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos, e o supervisor da Escola de Contas (Ecojan), Vanderson Melo.

Nesta terça e amanhã, dia 18, o evento é direcionado aos prefeitos, gestores e servidores dos municípios pertencentes à AMBARCO, como Cumbe, Japaratuba, Muribeca, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Areia Branca, Barra dos Coqueiros e Carmópolis. “É uma honra muito grande para nós de Carmópolis sediar este curso. Temos que saber fazer tudo com responsabilidade e tenho certeza de que será de grande valia para todos nós, pois nunca é demais aprender e rever conceitos”, a prefeita Esmeralda Cruz.
 
Para Gilson dos Anjos, o objetivo principal é preparar as administrações: “é muito importante que a gente saiba que nunca é demais aprender e o objetivo hoje do TCE é passar informações visando diminuir os problemas que venhamos a ter no futuro. São temas importantes e o único ganhador disso serão os municípios sergipanos. Essa é uma inovação do tribunal, que está indo para o interior do Estado, ou seja, está indo para onde está o problema. E muitos problemas acontecem até por falta de conhecimento”.
 
A palestra de abertura foi proferida pelo procurador Agripino Alexandre dos Santos Filho, que falou sobre ‘Aditivos contratuais na gestão pública’, abordando assuntos como Contrato Administrativo e Alterações Contratais. “Esse é um papel novo do TCE, de investir no  treinamento e na atuação preventiva dos órgãos de controle externo em relação aos órgãos controlados”, elogiou Agripino Alexandre.

Fonte Texto e foto: Acom TCE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais