Parlamentares analisaram 24 projetos

As comissões reunidas na Assembléia / Foto: Maria Odília Alese
Na manhã desta sexta-feira, 04, os deputados estaduais estiveram reunidos nas comissões para analise de diversos projetos. Dos 24 projetos analisados, a PL 141/09, de autoria da deputada estadual Ana Lucia (PT), que tratava do substitutivo da lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de bombeiro civil em locais onde haja grande circulação de pessoas, teve o pedido de vistas do deputado Antônio dos Santos (PSC), para que ele pudesse analisar melhor as exigências para essa contratação.

O PL 04/07, de autoria do líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), foi retirado de pauta depois de um acordo entre o autor e o líder da bancada do governo, Francisco Gualberto (PT). Ele trata do decreto legislativo que cria, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Gabinete de Gerenciamento de Crises, sendo que a propositura de Venâncio entende que isso e demais mudanças na estrutura das secretarias deve ser feito não por decreto, mas por projeto de lei enviado pelo Executivo à Casa.

O líder do governo sugeriu que o projeto fosse retirado da pauta por entender que o Legislativo não pode criar ou extinguir o ambiente administrativo, porque o direito legislativo dos deputados não alcança isso. Venâncio Fonseca defendeu seu projeto e disse que ele está dentro da legalidade. Para ele, o PL é uma válvula de escape que dá o Legislativo para que o Poder Executivo não faça alterações na estrutura das secretarias por decreto. “Não tenho intenção nenhuma de interferir nos interesses do governo com relação a suas secretarias. Ele crie o que quiser e entender, mas por lei, autorizado pelo Poder Legislativo, pois o que ele criou na estrutura da SSP não foi por lei e sim por decreto”, disse Fonseca.

Também foi retirado de pauta o projeto de lei 141/08, de autoria do deputado estadual Gilmar Carvalho (PR), que determinava a inclusão de conteúdos referentes a cidadania para alunos do ensino fundamenta e médio, além de educação de jovens e adultos, das redes pública e privada. A deputada Ana Lucia (PT) disse que esse conteúdo já é abordado de forma transversal em outras disciplinas, como História e Geografia. Como o autor não estava presente à comissão, foi acatada a proposta de retirá-lo de pauta para rediscutir seu teor.

Oposição

Atendendo à reivindicação da bancada de oposição, vários projetos dos membros do grupo que já tinham parecer dos relatores foram levados às comissões. Do deputado Venâncio Fonseca foi aprovado o projeto de lei 68/09, que dispõe sobre a doação dos produtos apreendidos em fiscalização para que sejam doados a instituições filantrópicas. Outro projeto foi o 05/09, que estabelece o tempo máximo de espera para os pacientes que buscam atendimento nos hospitais e demais unidades de saúde da rede estadual de Saúde.

Também aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) os projetos 45/09 e 70/09, ambos do líder da oposição, que dispõem sobre a sinalização turística nas rodovias estaduais e sobre a divulgação de fotografias de pessoas desaparecidas no Estado de Sergipe no Diário Oficial, nos sites oficiais do governo e, principalmente, no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 O deputado também teve aprovados dois outros projetos na Comissão de Saúde. O PL 42/09 assegura aos portadores de doenças crônicas a entrega gratuita de medicamentos em domicílio. Já o PL 43/09 autoriza o afastamento de servidores públicos estaduais para a realização de exame de próstata. Ainda da bancada de oposição, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) teve aprovado o projeto que institui que a bandeira do Brasil deve permanecer hasteada durante as 24 horas do dia nos órgãos governamentais.

Os membros da CCJ aprovaram o projeto de lei 172/09, de autoria da deputada Susana Azevedo (PSC), que trata da descentralização para a emissão de carteiras de identidade. Outro projeto da deputada aprovado na comissão foi o 136/08, que institui o Programa de Alfabetização de Adultos de Sergipe, autorizando o estado a realizar parcerias com as prefeituras municipais.

Três projetos do deputado Armando Batalha (PSB) foram aprovados na Comissão de Constituição e Justiça: um dispõe sobre a instituição do Dia da Marcha para Jesus (PL 75/09), sobre a obrigatoriedade de permanência de um químico nos estabelecimentos que tratam a lei 144/09 e o PL 97/09, que trata sobre a matrícula dos deficientes motores em escolas próximas à sua residência.

Ainda na reunião da CCJ realizada nesta sexta-feira, os deputados aprovaram o projeto de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de permanência de segurança armada nos caixas eletrônicos de bancos públicos e privadas. Também de sua autoria foi aprovado o PL 325/09 que trata sobre a instalação e manutenção de placas indicativas em pontes com os nomes de rios e riachos.

O deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) teve dois projetos seus aprovados na Comissão de Agricultura. O primeiro propõe que seja instituído o disque denúncia para que as pessoas possam informar casos de agressão ao meio ambiente. Já o PL 107/09 institui o dia e a semana estadual de alerta às mudanças climáticas nas escolas públicas e privadas.

Duas resoluções de autoria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa foram aprovadas nas comissões temáticas da Casa. Uma dispõe sobre as normas gerais sobre registro de frentes parlamentares e a outra trata do reajuste de 10% concedido no valor do auxílio saúde para os servidores efetivos e em atividade do Poder Legislativo. Os deputados aprovaram também a moção 15/09, da deputada Ana Lucia, de apelo ao governo federal para que o Ministério da Fazenda possa, de forma urgente, renegociar as dívidas dos produtores rurais.

Com Informações da Agência Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais