Déda reúne prefeitos para discutir estado de emergência nos municípios

Reunião aconteceu no Palácio dos Despachos
O governador Marcelo Déda reuniu na tarde desta quarta-feira, 14 no Palácio dos Despachos, os prefeitos dos 17 municípios sergipanos mais atingidos pelas fortes chuvas para dinamizar a coleta de informações sobre a extensão dos danos e agilizar o processo de decretação do estado de emergência, onde for necessário. A medida visa reunir, no menor espaço de tempo possível, todas as informações e medidas legais para que o Governo do Estado possa atuar e solicitar a ajuda do Governo Federal para minimizar o sofrimento dos sergipanos.
 
“Nosso objetivo é permitir que os prefeitos tragam de maneira mais detalhada a situação de cada município, para que atualizemos nossos dados. Mas a prioridade maior é agilizar os procedimentos para decretação do estado de emergência, que vai possibilitar que o Estado tome medidas de ajuda na reconstrução de casas, ou em obras para prevenir futuros incidentes, além de nos dar as condições de ir a Brasília discutir com o Governo Federal a ajuda e suporte que pode ser oferecido a Sergipe”, explicou o governador.
 
A meta é, segundo Marcelo Déda, estar em Brasília já na próxima semana para manter uma audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, levando a documentação completa. “Vamos apresentar os registros fotográficos, relatórios de danos, o número de pessoas atingidas, além dos documentos legais que viabilizarão a aprovação da decretação do estado de emergência em Sergipe pelo Governo Federal”, afirmou.
 
Ainda segundo ele, a estimativa é de que os municípios devem concluir os seus respectivos relatórios até a próxima segunda-feira, 19, com todos os procedimentos encaminhados para que o Governo do Estado possa reconhecer a situação de emergência e enviá-los para a Defesa Civil Nacional. “Esses procedimentos são indispensáveis, já que sem eles não conseguiremos acessar a ajuda na esfera federal, além de impedir o Estado de agir com a presteza e a rapidez que os municípios precisam”, acrescentou.
 
Prevenção

Durante o encontro, os prefeitos também puderam conhecer a extensão dos danos nos diversos municípios, através da exposição que foi realizada pelo coordenador estadual da Defesa Civil, major BM Erivaldo Mendes, além das previsões de chuva ainda para esta semana que foram apresentadas pelo meteorologista Overland Amaral.
 
“Com essas informações, os prefeitos puderam ter uma ideia do que ocorreu em todo o estado, e ainda receberam um alerta de que a situação ainda não foi totalmente contornada, pois existe a possibilidade de novas chuvas intensas, o que pode agravar a situação de localidades que ainda estão ilhadas e submersas, além de levar outras à mesma situação”, ponderou o major.
  
 O prefeito de Estância, Ivan Leite, que sofreu vários danos com as fortes chuvas ocorridas em maio de 2009, também fez questão de ressaltar a importância da ação preventiva do Governo. “Graças a essa medida, também conseguimos nos antecipar e retirar famílias de zonas de risco, diminuindo em muito a proporção dos danos que poderiam ser causados se fôssemos pegos de surpresa”, reconheceu. 

Fonte: ASN

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais