Criação de Federação dos Municípios de Sergipe gera polêmica

A coletiva foi realizada na Associação de Prefeitos da Barra do Cotinguiba
Os presidentes das Associações dos Prefeitos da Região Centro-Sul de Sergipe, Antonio da Fonseca, o Tonho de Dorinha, e da Associação dos Prefeitos da Barra do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba, Gilson dos Anjos, realizaram uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, 17, para repudiar a atitude do prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, em fundar a Federação de Municípios Sergipanos sem que as duas entidades tomassem conhecimento.

Segundo Tonho de Dorinha, “Ricardo Roriz saiu convencendo alguns prefeitos a assinar um documento para a criação da Federação dos Municípios, alegando já ter nos comunicado. Mas a verdade é que tomamos como surpresa ao abrir um jornal diário e perceber a publicação de um edital. A coisa foi feita de forma

Gilson dos Anjos: “Nunca existiu esse tipo de sabedoria”
atabaloada”, enfatiza o presidente da Associação dos Prefeitos da Região Centro-Sul, Tonho de Dorinha, cuja entidade possui 22 associados.

O presidente da Associação dos Prefeitos da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba [com 27 associados], Gilson dos Santos, informou ser a primeira vez que os prefeitos sergipanos assistem a uma atitude dessas. “A filosofia de uma federação é a união das associações de todo o estado e não apenas de uma região. Há 37 anos, nunca existiu esse tipo de sabedoria. É mesmo a primeira vez que vemos um ato isolado sem colocar o assunto em discussão”, entende Gilson dos Anjos, informando que nos próximos dias estarão convocando uma reunião com os prefeitos para discutir a questão.

Ação anulatória

O advogado das duas associações, José Carlos Felizola, explicou durante a 

Tonho Dorinha: “Foi feita de forma atabaloada”
coletiva, que Ricardo Roriz convocou os prefeitos para uma reunião na sede da Associação do Baixo São Francisco à rua Duque de Caxias em Aracaju para consolidar a criação da Federação dos Municípios de Sergipe. “A assembléia estava marcada para às 9h. Esperamos até às 10h45 e não apareceu nenhum prefeito a não ser Frei Enoque [Poço Redondo] para tratar de outro assunto. Vamos entrar com uma ação anulatória, pois ele não tem legalidade para convocar todos os prefeitos. A reunião não aconteceu, não existia ata, não tinha prefeitos presentes e quem assinou não sabia o que estava assinando”, explica o advogado acrescentando que Ricardo Roriz se negou a recebê-lo.

Contraponto

Carlos Felizola: “Vamos entrar com ação anulatória”

 

A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir o prefeito Ricardo Roriz e a assessoria de imprensa por telefone, mas as ligações não foram completadas, dando conta de que os números chamados estavam fora de área ou desligados temporariamente. O Portal Infonet se coloca à disposição para ouvir o prefeito Santana do São Francisco.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais