Está em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado, propositura da deputada estadual Ana Lucia (PT) a ser encaminhada ao governador Marcelo Déda, solicitando-lhe que tome as medidas necessárias para que se coloque em prática, em Sergipe, uma Campanha Sistemática Intensiva contra o Crack, inclusive nas escolas. Deputada Ana Lúcia apresentou projeto
“É grande a inserção do crack nos últimos dois anos na sociedade brasileira, sendo esta a droga mais consumida no país. Por ser de baixo custo e de efeitos mais devastadores, substituiu a cocaína, se tornando um problema de saúde e segurança pública, exigindo grandes investimentos para combatê-la sistematicamente”, justifica a parlamentar.
A partir de relatos de familiares e amigos de usuários, a deputada Ana Lucia ressalta que “após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família, desestruturando-a em todos os aspectos, e depois, por consequência, volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício em referência no Estado”, diz.
Ela explica ainda que o uso do crack — e sua potente dependência psíquica — frequentemente leva o usuário à prática de delitos, para obter a droga. Os pequenos furtos de dinheiro e de objetos, sobretudo eletrodomésticos, muitas vezes começam em casa.
“Muitos dependentes acabam vendendo tudo o que têm à disposição, ficando somente com a roupa do corpo. Em alguns casos, podem se prostituir para sustentar o vício. O dependente dificilmente consegue manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passa a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la. O crack pode causar neurofilexia e doenças reumáticas, podendo levar o indivíduo a morte”, frisa a deputada Ana Lucia.
Clique aqui e confira o Infográfico sobre o crack.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B