A entrevista deste domingo, 8 é com o professor Lula

Professor Lula (Foto: Divulgação)
O professor Lula, do PCB é o candidato ao Senado por Sergipe, entrevistado pelo Portal Infonet deste domingo, 8. Caso seja eleito, ele promete colocar em prática entre outros projetos, o que visa declarar guerra ao tráfico com leis mais rígidas. Conheça mais o professor Lula:

 

Portal InfonetO que o levou a candidatar-se a uma vaga para o Senado da República?
Professor Lula –
Observei a necessidade de mudança no quadro do senado brasileiro, pois acompanhando a TV senado,  vi tudo que não pode ser feito, e que tudo deveria ser feito com muita responsabilidade e lisura. Observei também que a predominância da falta de compromisso para com as pessoas (povo) que os elegeram, e ao mesmo tempo deixaram de ouvir  a voz da consciência e tomar decisões lúcidas e eficazes para diminuir as diferenças sociais que existem, apoiados em um corporativismo ridículo que  está instalado no alicerce da instituição de uma forma vergonhosa. É por causa disso que todo brasileiro, assim como eu tem que fazer uma resistência vigilante para que a DEMOCRACIA não seja jogada de uma forma descartável no lixo.No caso da nossa bancada em particular, o senado está precisando de pessoas preparadas, não de forma teocrática ou artistas que dizem que faz, e que na verdade deixam o estado de Sergipe com vergonha da submissão, indiferença  e uma falta de inteligência seja ela casual ou simplesmente adquirida. Por causa desses e outros fatores, SERGIPE necessita de uma representação mais sábia, humana e jovem.

 

Infonet – Quais os seus principais projetos caso seja eleito?

PL – Declarar guerra ao tráfico com leis mais rígidas. Ex: acabar com a diminuição de pena para presos que não tenham recuperação(comprovada),preparar os nossos policiais de maneira inteligente com uma remuneração compatível com a realidade; estabelecer leis mais atualizadas partindo de um estudo aprofundado com fóruns de debates formados por representantes da sociedade civil; fazer com que a saúde pública tenha papel eficaz na mudança do individuo; criar mecanismo para que os presos tenham um tratamento justo para pagar os custos do tempo que ele passar em reclusão; a construção de o projeto para fazer com que toda a fronteira seja temida pelos traficantes e todas aquelas pessoas que possam trazer depreciação para o povo brasileiro, com o auxilio dos nossos vizinhos; colocar a educação como a engrenagem mais importante na mudança da nação.

 

Infonet – De que maneira pretende contribuir para o Estado de Sergipe?
PL –
Tentar unir a bancada do estado, pois, seria mais fácil trazer recursos com a criação de vários projetos; desenvolver o maior intercâmbio entre os senadores e deputados federais; trabalhar e criar facilidades para o executivo do estado, de forma inteligente, racional e responsável, independentemente do partido político; lembrar sempre que mais importante é trabalhar para o estado de Sergipe, respeitando principalmente o mandato avalizado pelo o povo; destacar em todos os locais visitados e habitados a importância de ser sergipano.

 

Infonet – Como pretende conscientizar o eleitor de que é o diferencial?

PL – Fazendo uma campanha de politização, chamando a responsabilidade do eleitor para a importância de um voto útil, evidenciando que a única maneira para que a ética seja respeitada, é não sendo indiferente com a situação atual, não barganhando o seu voto, e fazendo uma ponderação com o resultado e uma eleição e os anseios do povo. A banalização de uma eleição reflete em parlamento fraco, sem compromisso com o povo, e despreparado para formular leis mais concretas. Demonstrar que a reflexão faz parte da evolução humana, porém, a repetição do erro cria um vício degradável e irreparável na sociedade. Lembrar que a essência do homem pode ser preservada com exemplos e atitudes da geração atual ou transformada em uma sociedade corrupta, insensível, egoísta. Lembrar mais uma vez que o seu VOTO é um elemento transformador para o bem ou para o mal de povo que deseja muito e tem tão pouco.

 

InfonetO que levará em conta na hora de votar no Orçamento da União?
PL –
Antes de adentrar nos aspectos específicos da matéria orçamentária, se faz necessário proceder de uma maneira rápida uma análise na evolução histórica da figura do orçamento público no Brasil. A experiência demonstra, ao longo dos últimos anos, que a preocupação em fortalecer a vinculação existente entre planejamento e orçamento está cada vez mais de uma forma antagônica. Hoje é possível planejar (pelo menos a curto e médio prazo) ações voltadas à realização eficiente de políticas públicas de bem-estar. É a programação orçamentária voltada não só para o controle de gastos, mas também para a avaliação de resultados em uma ação voltada para o social ( educação e saúde). Com esse objetivo, seriam promovidas mudanças metodológicas na elaboração e acompanhamento da execução orçamentária, cuja ênfase recaísse sobre a alocação de recursos  não só com vistas à execução dos objetivos de governo, consubstanciados em um plano governamental e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, preconizando, pois, a adequação das necessidades de realização de despesas à realidade cada vez mais gritante da restrição de recursos destinados ao seu financiamento. No processo da elaboração deverá ser um aperfeiçoamento na tentativa de eliminar a prática já tão enraizada nas unidades orçamentárias de elaborar propostas pedindo o máximo de recursos possível, fazendo uma correlação entre o desenvolvimento de suas atividades para os novos projetos. Com a redução dos índices de inflação, nova metodologia deveriam ser adotada, passando a ser peça estratégica para  uma maior controle financeiro, deixando sob controle o déficit público brasileiro, sem sacrificar as ações de políticas públicas.

 

Infonet – Como irá fiscalizar o presidente da República?
PL –
Criando mecanismos mais sólidos na prestação de contas com os gastos públicos, com relatórios periódicos  e um canal direto entre o legislativo e o executivo pesando sempre numa harmonia para o  bem da nação, sem  deixar de estar vigilante com os abusos (caso ocorram).

Formular uma maneira de exigir a forma mais responsável  de um chefe de governo preservar a integridade do estado e das instituições. Montar uma boa comissão sempre atenta e  que seja transparente na cobrança das contas públicas, com acompanhamento de representantes da sociedade ( empresários, sindicalistas, etc.)

 

Por Aldaci de Souza


 

 

 

 

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais