Samu demora quase oito horas para atender amiga de vereadora

Rosângela Santana: “Quem está mentindo no Samu?” (Fotos: Alberto Dutra)
A deficiência no Serviço Móvel de Urgência (Samu) municipal foi alvo críticas por parte dos vereadores Rosângela Santana (PT) e Elber Filho (PSB).  A vereadora lamentou a demora de sete horas e meia para o atendimento a uma amiga, quando o normal seria em média 40 minutos. “É falta de gerenciamento? É falta de pessoal ou é falta de equipamentos? Precisamos saber quem está mentindo no Samu municipal”, afirmou a vereadora na Tribuna da Câmara, na manhã desta quarta-feira, 22.

De acordo com Rosângela Santana, uma amiga chamou o Samu por volta das 8h30 da manhã para atender à filha que estava sem os movimentos. Como após às 10h a viatura ainda não tinha chegado à residência, voltou a ligar, tendo recebido a informação de que naquele dia tinham muitas ocorrências e não existiam viaturas suficientes para atender a todos os chamados.

Elber Filho: “Minha paciência acabou. Samarone precisa tomar providências
“Foi quando ela resolveu me pedir ajuda. Entrei em contato e também me informaram da falta de viaturas por causa do grande número de chamados. Às 15h30, a ambulância finalmente chegou, mas não adiantou. Isso porque foi apenas o motorista que não se arriscou a levar a paciente por não ter um profissional capacitado para imobilizá-la e nem uma ambulância adequada”, destaca a vereadora, acrescentando que somente após mais alguns minutos foi que a viatura correta chegou.

Ela continuou relatando que ao voltar a entrar em contato com o Samu, recebeu a informação de que a amiga se recusou a ser transferida. “Foi quando pensei. Minha amiga está brincando comigo. Quando falei com ela foi que fiquei sabendo da posição do motorista, que me confirmou a situação. O pior foi que, como estava no bairro Siqueira Campos fui até a sede do Samu e fiquei surpresa. Tinham seis viaturas na porta. Então quem está mentindo? Um serviço que foi implantado para ter atendimento médio de 40 minutos, nesse caso foram sete horas e meia. Foi preciso a interferência de uma autoridade para resolver”, lamenta Rosângela Santana.

Festival de equívocos

Em aparte o vereador Elber Filho parabenizou a colega pelo pronunciamento. “Existe no Samu um processo de seleção que não funciona em Aracaju. Eu passei por um rapaz acidentado, liguei para o Samu e me disseram que era preciso uma pessoa do lado da vítima ligar, para que a viatura fosse ao local. Depois de mais de uma hora, chegaram três ambulâncias de uma vez. É um festival de equívocos. Sou líder desse governo, defendo Edvaldo Nogueira, mas minha paciência com essa situação do Samu, acabou. Samarone tem que tomar as devidas providências. Apopulação paga impostos, o prefeito investe e o sistema não funciona em Aracaju”, critica Elber Filho.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais