Alckmin vence no 1º turno em São Paulo

Geraldo Alckmin venceu no primeiro turno (Foto: Site Oficial/Divulgação)
No Estado de São Paulo, apesar da arrancada do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) Aloísio Mercadante nos últimos dias, a votação não foi suficiente para diminuir a diferença do candidato Geraldo Alckmin do PSDB, que levaria a disputa para o segundo turno. Alckmin foi eleito no 1º turno com 11.519.314 votos válidos o que garantiu um percentual de 50,63% contra 8.016.866 de Mercadante, que teve 35,23% dos votos.

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é médico, iniciou a carreira política elegendo-se vereador no município paulista de Pindamonhangaba em 1972. No primeiro mandato, foi escolhido presidente da Câmara Municipal. Em 1976, foi eleito prefeito de Pindamonhangaba, exercendo mandato de seis anos. Foi também deputado estadual, deputado federal e vice-governador de Mário Covas em 1994.

Tornou-se governador interino de São Paulo em 2001 quando a saúde de Covas ficou debilitada devido a um câncer na bexiga. Empossado definitivamente no cargo com o falecimento de Mário Covas, reelegeu-se em 2002. Nas eleições de 2006, como candidato à presidência da República, Alckmin acusou parlamentares petistas em seus discursos, citando principalmente o chamado “mensalão”. Não alcançou votos suficientes para se eleger presidente, perdendo no segundo turno para Luís Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais