Ao fazer uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 20, o vereador Nitinho (DEM) informou aos demais parlamentares como foi a visita feita ao posto de saúde José Machado de Souza, localizado no bairro Santos Dumont. O demista afirmou que os funcionários do posto informaram que o maior problema é a carência de medicamentos, mas que também falta material de escritório. “Por conta disso é que os profissionais da saúde não conseguem atender bem aos pacientes. Muitas vezes a culpa não é deles, mas sim das falhas no sistema”, disse Nitinho. Nitinho cobra soluções para falta d emedicamentos em postos de saúde (Foto: Arquivo Infonet)
Na opinião do parlamentar, qualquer que seja a necessidade do usuário no posto José Machado, será difícil encontrar estrutura para o atendimento. O vereador atribui os problemas na saúde pública à má administração dos recursos e, sobretudo, à corrupção por parte dos gestores, profissionais e até usuários. “Reconheço que as falhas não são somente ocasionadas pelo governo municipal. Também existem funcionários que levam material para casa e pacientes que usam sua influência com alguém do posto para conseguir encaixar uma consulta ou exame, enquanto outros chegam mais cedo ao posto para solicitar a mesma coisa e tem que aguardar meses pela consulta ou procedimento médico”, ressaltou.
Em razão dos aspectos ressaltados, Nitinho sugeriu a criação de mecanismo que combata a corrupção, que seja feito o controle da entrada e saída de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) . Ele sugeriu ainda que as notas de tudo o que for comprado pela prefeitura, destinado a área da saúde, passe pela CMA. “E o envio das notas deveria ser obrigatória. Tenho certeza que se fizermos isso, a coisa será diferente”, falou.
Ao final de seu pronunciamento, Nitinho informou que nesta quinta-feira, às 6h, irá visitar um posto de saúde no bairro Soledade e convidou os vereadores Dr. Gonzaga e Elber para fazer companhia. Em resposta ao demista, Dr. Gonzaga confirma sua presença e pediu aos parlamentares que não utilizem a tribuna da CMA como se fosse palanque de campanha política. “Todos nós atuamos e fazemos cobranças. Não devemos utilizar estes assuntos como meio de promoção”, completou.
Com informações da CMAju
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B