Silvio buscará financiamentos estaduais e federais

Silvio Santos: “Momento requer somação de esforços” (Fotos: Portal Infonet)
“Naturalmente que é um desafio grande. Vamos buscar junto aos Governos Estadual e Federal financiamentos para superar as dificuldades de funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde”. A afirmação foi feita no final da manhã desta segunda-feira, 8, pelo novo secretário Silvio Santos (PT), após o anúncio feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira em virtude da saída de Antônio Samarone.

Ele disse que ao receber o convite do companheiro de luta e amigo Edvaldo Nogueira, não teve como dizer que não aceitaria. “Não tenho como negar um apelo de Edvaldo Nogueira, meu companheiro de luta e amigo, num momento tão importante. Não dá para fugir da responsabilidade do nosso governo. O momento requer a somação de esforços de todos.

Samarone: “Vou ajudar mais saindo do que ficando”
Do servidor mais humilde aos demais secretários, da imprensa, para voltarmos a prestar serviços de excelência ao povo de Aracaju”, destaca Silvio Santos.

Decisão pensada

Mostrando-se tranqüilo, o ex-secretário Antônio Samarone participou da coletiva de imprensa no Centro Administrativo Professor José Aloísio Campos. “Vou ajudar muito mais saindo do que ficando. Eu acho que vai resolver o problema da saúde, só que requer um prazo. E eu queria soluções rápidas. Com isso estava somatizando, ansioso, com pressão alta”, relata.

Samarone abraça Matos após polêmica da “pereba”
Ele faria sete meses no cargo na próxima sexta-feira, 12, tendo assumido em lugar do médico Marcos Ramos. “Vou fazer a transição com Silvio e saio aliviado. Apenas não quero mais e torço para que os problemas da saúde a exemplo da falta de financiamento sejam solucionados”, destaca Antônio Samarone.

Sobre a falta de relacionamento com os vereadores de Aracaju, até mesmo com a bancada do prefeito, o ex-gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Secretaria da Saúde, disse: “Os vereadores foram críticos, foram eleitos exatamente para isso. Não há crise nenhuma. Não chamei o vereador Matos de “perebento”. Disse que ele tinha uma “pereba” [que no dicionário quer dizer furúnculo]. “Perebento”

Edvaldo: “Para ser secretário, não precisa ser médico” (Foto: André Moreira)
é um termo pejorativo”, disse, abraçando o vereador, que esteve na coletiva.

Escolha

O prefeito Edvaldo Nogueira explicou que de posse do pedido de exoneração por parte de Samarone, pediu que ele passasse o final de semana pensando. “Quando empossei Samarone em lugar de Marcos Ramos, acreditava que ele ficaria junto comigo até 2012. Ele alegou problemas de saúde e pessoais. Dei-lhe um tempo para reconsiderar a decisão e às 6h da manhã desta segunda liguei pra ele, mas ainda não tinha resposta. Esperei mais um pouco e quando voltei a telefonar ele disse que seria definitiva. Foi aí que tive que buscar um nome e convidei Silvio Santos para ocupar o cargo e ele aceitou”, relata.

Quanto ao fato de Silvio não ser profissional da saúde [ele é formado em Direito e cursa Jornalismo], Edvaldo Nogueira disse que para ser secretário não precisa ser médico. “É preciso ser um bom administrador. Tenho certeza de que Silvio vai trabalhar de maneira efetiva para melhorar a saúde no município de Aracaju”, entende o prefeito, acrescentando que Silvio Santos é a pessoa ideal para continuar os projetos já iniciados e que a decisão é em caráter definitivo. A posse ainda será marcada.

Interferência

Indagado pela reportagem do Portal Infonet se Samarone estaria sofrendo interferência de Rogério Carvalho, o que vinha atrapalhando o trabalho na Secretaria Municipal de Saúde, Edvaldo Nogueira foi enfático: “Desconheço essa informação”.

O prefeito disse ainda não haver caos na Secretaria Municipal de Saúde. “Os problemas por que passa a Saúde pública são de ordem nacional. Todos os estados estão enfrentando dificuldades, principalmente na questão do financiamento, que ficou bastante reduzido com o fim da CPMF”, afirma.

CPMF

Ainda indagado pelo Portal Infonet se a volta da CPMF solucionaria, Edvaldo Nogueira disse que “a oposição deu um tiro no pé. O PSDB e o DEM tiraram e agora todos os governadores estão pedindo. Eu defendo uma nova frente de financiamento exclusivamente para a saúde”, destaca.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais