O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 16, para sugerir ao governo do Estado a criação de um gabinete para cuidar da saúde. Para ele, a crise do setor atingiu níveis relevantes e que um secretário da pasta não vai conseguir resolver os problemas que atingem os hospitais de Sergipe. Augusto Bezerra (Foto: Janaína Santos/Alese)
“Chega um momento que está na hora do governo, que está de férias ou de plantão, junto com o prefeito, criar um gabinete focado na crise da saúde, porque esta é a maior crise que o Estado já passou. Eles falam que não têm dinheiro para a saúde, e a gente chega a desconfiar que esta desconstrução do serviço é para justificar a criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Não quero nem acreditar nisso, apesar de Marcelo Déda e Dilma serem a favor da CPMF, que é um projeto do governo para arrecadar dinheiro, enquanto a saúde continua miserável”, criticou Augusto Bezerra.
O vice-líder da bancada de oposição acrescentou que, enquanto o governo não toma posição para resolver de forma efetiva o problema da saúde, as pessoas que procuram o serviço ficam nas portas dos hospitais sem poder entrar, sem ter acesso a remédio, sem ter direito à saúde de qualidade. Ele disse que a oposição faz críticas ao governo, mas que o seu pronunciamento hoje trouxe como sugestão a criação do gabinete da crise da saúde.
De acordo com Augusto Bezerra, hoje pela manhã ele estava acompanhando o programa de rádio de Gilmar Carvalho e ouviu o secretário de Saúde de Aracaju, Sílvio Santos, falar sobre a saúde e decidiu entrar ao vivo para alertá-lo da importância em conhecer de perto os postos de saúde do município, como o Nestor Piva, em que uma gestante chegou desmaiada ao posto e esperou uma hora para receber atendimento, já que não tinha nem enfermeiros nem médicos para oferecer socorro. “O secretário até agradeceu a sugestão e disse que vai acompanhar diariamente os postos de saúde. Se o governador e o prefeito encararem este problema com seriedade, o gabinete da saúde será criado, porque está provado que um secretário só não resolve o problema que passa a saúde de Sergipe”, observou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, Augusto Bezerra citou o caso de uma senhora que enfartou ao dirigir seu carro, na saída da ponte do Shopping Riomar, e que o Samu, da rua Sergipe, levou mais de uma hora para chegar e prestar socorro à vítima, gerando um engarrafamento na ponte e colocando em risco a vida da mulher.
Fonte: Agência Alese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B