Déda prestigia posse de Orlando Rochadel

Posse de Orlando Rochadel foi prestigiada (Fotos: Agência Sergipana de Notícias)
O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE) tem um novo procurador-geral. Trata-se do promotor Orlando Rochadel, nomeado pelo governador Marcelo Déda no início deste mês após ingressar como o mais votado na lista tríplice formada em eleição realizada pelo órgão. Na noite desta sexta-feira, 19, o governador, mesmo no período de férias oficiais, fez questão de prestigiar a posse na sede do parquet estadual.

“Acredito que o doutor Orlando Rochadel vai traduzir na sua gestão um novo tempo do Ministério Público. Nós testemunhamos os avanços que essa instituição vem tendo e a experiência de Rochadel como integrante do Ministério Público, mas também como interlocutor frequente da sociedade e das

Novo procurador geral do MPE faz o juramento
instituições, vai possibilitar a construção de um novo momento na relação do Ministério Público com a sociedade sergipana e com os demais poderes do estado”, destacou o governador.

Segundo Déda, o MP sergipano passa por um momento que ficará marcado em sua história, já que pela primeira vez o órgão será dirigido por um promotor. “Ele está fazendo história. É o primeiro promotor de Justiça que assume a chefia do Ministério Público desde a Constituição de 1988. Portento, é um momento que marca o Ministério Público, mas prestigia, sobremaneira, aqueles que estão no cotidiano da instituição, que são os promotores de Justiça”, acrescentou.

Lista Tríplice

A possibilidade de um promotor de Justiça chefiar o Ministério Público foi viabilizada justamente quando o governador, ao atender a um pleito antigo da categoria, sancionou o projeto de lei que altera a Lei Complementar nº 02/90 (Lei Orgânica do MP), permitindo que não apenas os procuradores pudessem integrar a lista tríplice.

Contemplado já no primeiro pleito realizado após a vigência da nova legislação, Rochadel afirmou que seu maior objetivo será expandir as ações do Ministério Público. “Minha expectativa é de uma gestão exitosa, aprimorando ainda mais a atuação da instituição, que é algo que já vem sendo feito”, disse o empossado, sem esquecer-se de exaltar a contribuição de sua antecessora, a procuradora Maria Cristina Foz Mendonça, que dirigiu o MP durante os últimos quatro anos.

Boas mãos

Para Maria Cristina Foz, no próximo biênio o parquet estadual seguirá em boas mãos. “Doutor Orlando tem muita experiência, já foi secretário geral durante quatro anos na minha administração, tem um currículo acadêmico muito bom, é mestre em educação, foi da promotoria especializada nos direitos da Educação, é doutorando, professor de direito administrativo, ou seja, um profissional completo”, concluiu.

Em sua despedida a procuradora ainda enumerou as conquistas mais significativas de sua gestão. “Dentre o que mais marcou estão os concursos que realizamos para promotor e servidores, já que a maior parte era requisitada ou comissionada, passamos a contar com um quadro de servidores efetivos; fizemos algumas modernizações nas leis, substituímos toda a parte de informática e já estamos com a nossa nova sede quase 80% concluída.

Presenças

Na solenidade estavam presentes vários membros do Ministério Público Estadual, entre promotores e procuradores, além de autoridades como o desembargador Roberto Porto, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE); o deputado federal Jackson Barreto; os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira; Estância, Ivan Leite; e Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, além de diversos secretários de Estado, parlamentares e representantes de órgãos jurídicos.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais