Nicodemus destaca desempenho da economia sergipana

Nicodemus Falcão (Foto: Portal Infonet)

Durante pronunciamento na sessão da última segunda-feira, 22, o deputado estadual Nicodemos Falcão (DEM) repercutiu o desempenho obtido pela economia sergipana nos últimos anos. Fazendo alusão à matéria “O PIB de Sergipe está na rabeira”, publicada na coluna do jornalista Ivan Valença, na edição do último domingo do Jornal da Cidade, ele disse que nos anos de 2007/2008 o Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe se expandiu apenas 2,6%, enquanto o Brasil como um todo cresceu 5,2%.

“Já estou na vida pública há 36 anos e não me lembro de Sergipe ter chegado à rabeira no índice que mede o seu desenvolvimento”, afirmou o deputado Nicodemos. Ele disse que enquanto no período de 2007 e 2008 o PIB de Sergipe só cresceu 2,6%, outros Estados do Nordeste tiveram um índice bem melhor. Ele citou o caso do Piauí, que teve crescimento superlativo de 8,8%. “E nós conhecemos as dificuldades que o Piauí teve durante toda vida para o seu desenvolvimento. E o jornalista destaca que o incremento agrícola, especificamente da soja, foi decisivo para que o PIB do Piauí chegasse a esse índice”, disse.

No Nordeste, Nicodemos Falcão citou ainda a expansão alcançada na economia por outros Estados acima de Sergipe, como o Ceará (8,5%), Paraíba (5,5%), Pernambuco (5,3%), Bahia (5,2%), Rio Grande do Norte (4,5%), Maranhão (4,4%) e Alagoas (4,1%). “E o nosso Sergipe, que coisa, 2,6%”. O deputado democrata disse que todos esperavam que Sergipe nos últimos tivesse um dos maiores índices de toda sua história. “Sergipe nunca teve tantas boas condições para o seu desenvolvimento. Teve do governo federal aos governos municipais uma linha sucessória quase que exclusivamente de um mesmo partido ou da mesma coligação na sua maioria esmagadora. Mas Sergipe não se beneficiou dessa maravilhosa oportunidade”, afirmou.

Laranja

O parlamentar lembrou que a laranja produzida em Sergipe que no passado foi responsável pela geração de 100 mil empregos, hoje está necessitando de pesquisa e investimentos. Nicodemos Falcão disse que hoje na região citrícola do Estado é só reclamação, pois a produção de laranja está se acabando. “E para onde foram os investimentos da laranja? Eu ouvi um dirigente de classe dizendo que isso acontece porque não há mais investimento em pesquisa no setor de citrus em Sergipe e sem investimento não há produção. Sem investimento em infraestrutura não há condição de baratear o produto, nem melhorar a produção”, declarou.

Segundo Nicodemos Falcão, em 2002 Sergipe alcançou a renda per capita mais alta do Nordeste (R$ 9.778,96), mas se for nestas condições, se o Estado continuar perdendo a oportunidade de desenvolvimento, em pouco tempo poderá perder também esta liderança. “O Estado tem mantido essa liderança desde 2002 até hoje, mas, se continuarmos nesta condição, Sergipe dentro de pouco tempo também perderá para outro Estado do Nordeste a liderança nesse item do PIB per capita”.

Para o deputado, isso é um claro sintoma de que Sergipe está perdendo a sua influência, cada vez mais, nas decisões da República. Nicodemos afirmou que a péssima prestação de serviços na área de saúde, educação e serviços públicos em geral denota que o Estado não está conseguindo recursos para uma prestação de serviço à altura da comunidade. O parlamentar lembrou que o país está vivendo o momento da partilha de cargos no governo federal e um dos grandes líderes dessa partilha o ex-senador por Sergipe José Eduardo Dutra.

“Queremos desejar a ele muito êxito nessa partilha, para que Sergipe possa influir decisivamente no centro de decisão desse país, de maneira tal que tenhamos sergipanos ocupando cargos de relevância no governo federal e que Sergipe possa se beneficiar de recursos nesses próximos quatro anos. Que o governo do Estado tenha condições de carrear recursos para Sergipe, para investimentos, para que possamos alavancar o desenvolvimento”, disse Falcão.

Fonte: Agência Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais