Ana Lúcia debate implantação de cotas no Dia de Luta Contra Discriminação Racial

Ana Lúcia (Foto: Maria Odília)
No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, segunda-feira, dia 21 de março, a deputada Ana Lúcia (PT) leva aos demais deputados da Assembleia Legislativa o resultado da pesquisa de desempenho dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Sergipe através do sistema de cotas, além dos dados estatíticos do IBGE sobre as diferenças entre a escolaridade dos brancos e negros no Brasil e em Sergipe. Nesta data, organizações de várias partes do mundo se articulam para denunciar o racismo em seus mais diversificados desdobramentos sociais. A professora Ana Lúcia levará dados estatísticos que revelam a exclusão de negros e pardos do ensino superior público.

Tanto pela vida de militância em favor da educação pública em Sergipe, quanto porque atualmente preside a Comissão Parlamentar de Educação Esporte e Cultura, a deputada Ana Lúcia tem total interesse de trazer à tona o debate sobre as cotas sociais e raciais. Além da mudança conquistada pela implantação do sistema de cotas na UFS, a deputada mostrará a transformação que ainda precisa ser feita para que a Universidade Pública não continue reproduzindo a desigualdade econômica e social que existe no estado.

Ao apresentar o impacto positivo da implantação do sistema de cotas, Ana Lúcia também pretende reproduzir números da pesquisa sobre o desempenho dos estudantes universitários cotistas, orientada pelo professor Dr. Paulo Neves, coordenador do Programa de Ações Afirmativas da UFS.

Contra Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Assessoria da parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais