Governador busca empréstimo de US$150 milhões para ações sociais

Missão técnica deve vir a Sergipe em setembro (Foto: Roberto Jayme)

O Estado de Sergipe poderá dispor ainda em 2011 de U$ 150 milhões para investir em áreas sociais. A perspectiva positiva foi assegurada pelo diretor do Bird (Banco Mundial), Makhtar Diop, ao governador Marcelo Déda em audiência nesta terça, 10, em Brasília. O empréstimo, frisou o governador, estará vinculado a "metas sociais".

Foi uma "excelente reunião", avaliou Déda. Os empréstimos "ajudarão o Governo a realizar um novo ciclo de investimentos e um novo ciclo de ações e de programas voltados para a área social". O peso do encontro pode ser medido por dois aspectos. Primeiro, a expressiva equipe de coordenadores que recebeu o governador.

Em segundo lugar, a confirmação de que Diop virá a Sergipe, provavelmente na segunda quinzena de setembro, acompanhando sua equipe de especialistas. Por se tratar de uma "missão técnica", é incomum a presença do principal executivo da instituição no Brasil. "Isto revela o interesse do banco, a aprovação que o Banco deu aos projetos e programas que nós apresentamos e a relevância deste projeto em Sergipe", comemorou o governador.

Inclusão

Na longa reunião, Déda teve oportunidade de detalhar os pilares de seu governo: a inclusão pelo direito e a inclusão pela renda. Para ilustrar ambos os "vetores", o governador exemplificou com iniciativas concretas do Governo do Estado: clínicas de saúde da família, acesso de estudantes da rede pública à universidade, criação de empregos, aumento da produção agrícola, entre outros.

O senegalês Diop, que, citando sua origem, demonstrou conhecer a importância da inclusão social, assegurou que sua equipe está à disposição para ajudar os técnicos do Governo do Estado na elaboração das propostas ao Bird. Para isto, "expusemos nosso plano de Governo e detalhamos os objetivos centrais de nossa administração, em especial a busca da inclusão social".

Neste aspecto, Déda destacou o combate à miséria e a meta de, até 2016, "termos incorporados todos os sergipanos à nossa sociedade, acabando com a pobreza extrema". Os indicadores sociais e econômicos do estado (IDH, renda per capita), figurando entre os primeiros do Nordeste (junto com os do Rio Grande do Norte), ajudaram no convencimento da equipe do Bird.

África

Por fim, o diretor do Bird lembrou o estímulo da instituição ao diálogo Sul-Sul, ou seja, às parcerias entre países do Hemisfério Sul. "Em países da África, onde o Banco atua", detalhou o governador, "eles gostariam de replicar algumas experiências de Sergipe que estão sendo realizadas pelo governo estadual, em especial na construção de uma rede de saúde interiorizada, na área de geração de emprego e renda no meio rural, interiorizando o desenvolvimento".

"Informamos ao Banco Mundial que nossa Secretaria de Agricultura tem sido solicitada pelo Itamaraty, pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e pelo da Agricultura para fazer visitas a países africanos de língua portuguesa. E Sergipe tem recebido também delegações da África para conhecer nossa política para a pequena propriedade, nossa política de apoio à agricultura familiar".

Comitivas

Makhtar Diop foi assessorado por Boris Utria, coordenador geral de operações no Brasil (segundo na hierarquia no país), Mark Lundell e Sameh Wahba, coordenadores para o desenvolvimento sustentável, e Magnus Lindelow e Micheli Gragmolati, coordenadores para o desenvolvimento humano.

Do lado do governador, os secretários de Planejamento, Oliveira Júnior, e da Fazenda, João Andrade Vieira, o assessor especial do governador, professor Ricardo Lacerda, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

Fonte: Secom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais