Deputado defende 10% do PIB para educação

Deputado Valadares Filho (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Em pronunciamento, feito na última quinta-feira, 29, na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado sergipano Valadares Filho (PSB) defendeu a aprovação de 10% do Produto Interno Bruto (BIP) para investimentos em educação. “Só assim, poderemos dar aos professores uma remuneração digna; e proporcionar aos estudantes as condições de se qualificarem para concorrer, em condições de igualdade, a uma vaga no disputado mercado de trabalho”, disse.

Valadares Filho também disse que reconhece o esforço do governo federal para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Mas que a educação pública ainda é deficitária. O deputado ressaltou a falta de condições adequadas para oferecer uma educação de qualidade. “Os nossos alunos assistem aulas em escolas depauperadas; convivem diariamente com  a falta de professores ou com professores sem a devida qualificação; muitas das escolas não têm biblioteca com acervos atualizados”.

Segundo Valadares Filho, essa situação se agrava ainda mais nas escolas públicas do interior do País. “Quando dirigimos nosso olhar para as localidades mais distantes dos grandes centros urbanos, as condições de ensino beiram a precariedade”.

O deputado disse ainda que, nos últimos 20 anos, os investimentos em educação não têm acompanhado o crescimento da carga tributária do País. Em 1995, a carga tributária representava cerca de 27% do PIB e, em 2007, 35% . A educação continuou recebendo os mesmos 5% do PIB. Nesse mesmo período, o número de matrículas nas escolas públicas aumentou em todas as faixas etárias.  “Houve aumento no número de alunos sem aumentar os investimentos”, disse o parlamentar.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais