Enfermeiros em greve buscam apoio na Câmara de Aracaju

Enfermeiras passaram a manhã na Câmara (Fotos: Portal Infonet)

Enfermeiros da rede municipal de Saúde, lotaram as galerias da Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira, 2, para acompanhar o pronunciamento da presidente do sindicato da categoria, Flávia Brasileiro na Tribuna Livre e pedir apoio aos parlamentares quanto às reivindicações.

Em greve há 15 dias, a categoria reivindica participação na Mesa de Negociação, salários dignos e melhores condições de trabalho.

Segundo Flávia Brasileiro, existe uma lei municipal que institui a Mesa de Negociação, mas não funciona a contento, o que vem causando prejuízos à categoria.

“A Mesa de Negociações da Prefeitura de Aracaju não é transparente, apesar de existir uma lei municipal instituindo. A gente entende que a Mesa não deveria estar funcionando dentro do gabinete, a portas trancadas, com acertos sendo feitos de acordo com a empatia, com a conveniência e isso não é justo para o trabalhador”, ressalta, lembrando que desde 2009 o sindicato tenta negociar com a Prefeitura de Aracaju, mas sem sucesso.

Danilo Segundo acompanha pronunciamento da presidente do Sindicato Enfermeiros

“Foram enviados vários ofícios e não obtivemos resposta. O reajuste dos servidores foi anunciado e a categoria foi atendida minimamente, apenas com a incorporação parcial de uma gratificação. Os R$ 12 para a alimentação continuam sem dar para comprar o almoço dos profissionais, várias unidades de saúde estão com o teto desabando e mofo nas paredes. Estamos há 12 anos sem remuneração, mas também sem condições de trabalho. A categoria veio pedir apoio aos vereadores, para que se sensibilizem com a nossa luta”, destaca.

“Nenhum enfermeiro sabe o real índice de reajuste que foi dado à categoria. Nem isso tiveram a dignidade de nos fornecer. Não sabemos quais foram as propostas e as conquistas dada à categoria”, lamenta a sindicalista acrescentando que 80% das ações da saúde são feitas pelos enfermeiros.

Água fria

Flávia Brasileiro: "Categoria não sabe o índice real de reajuste"

O líder do prefeito Edvaldo Nogueira, vereador Danilo Segundo, jogou um balde de água fria nos profissionais que compareceram à Câmara nesta segunda-feira. “O recado que tenho para dar é de que no momento, nós não podemos abrir mais as negociações que já foram encerradas com todas as categorias. Os enfermeiros paralisaram as atividades antes do anúncio do aumento salarial. O sindicato concordou com todos os reajustes, com todas as incorporações, no sentido de não entrar em greve interrompendo a Mesa”, enfatiza Danilo Segundo.

O vereador Jony Marcos também se pronunciou em prol da luta da categoria, mas fazendo um alerta para que não entrem no discurso da oposição. “A oposição quer pegar a batalha de vocês e transformar em uma tempestade. Não caiam na rede da oposição, até porque o diálogo continua aberto, principalmente por parte da secretária de Administração Lucivanda Nunes”, diz.

Comissão

Dr. Emerson quer reabertura da Mesa com a participação dos vereadores

Já o vereador Emerson Ferreira (PT) propôs a reabertura de negociação entre os trabalhadores e a Prefeitura de Aracaju, com a intermediação de uma comissão de vereadores.  Segundo ele, a Mesa de Negociação contemplou todas as categorias.

“A maioria delas entrou em um acordo, mas a enfermagem não. A greve dos enfermeiros não pode se manter argumentada na falta de negociação. Diante desta situação, estou propondo a criação para a reabertura das negociações”, entende Dr. Emerson.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais