Belivaldo Chagas é sabatinado na Assembleia

Belivaldo fala na Comissão de Educação da Assembleia (Fotos: Maria Odilia/Alese)

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas foi sabatinado na manhã desta segunda-feira, 16, na Comissão Temática de Educação da Assembleia Legislativa de Sergipe. Antes, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), Ângela Melo, fez um balanço da realidade educacional, mostrando que o Piso Salarial Profissional Nacional é lei e que a carreira não se divide.

Na ocasião, a presidente do Sintese apresentou um panorama destacando que em 2009, a rede pública estadual possuía mais de 302 mil 719 alunos e em 2012, existem 202 182 mil estudantes.

“É uma perda de mais de 100 mil alunos na rede pública, justamente pela falta de estrutura. Estamos perdendo matrículas e recursos. Será que houve desorganização, incompetência administrativa ou frade na matrícula em 2011?”, indaga Ângela Melo mostrando que dados oficiais da matrícula da Secretaria de Estado da Educação, são diferentes dos que foram informados no Censo Escolar  do MEC/INEP.

Professores e estudantes acompanharam as explanações

Os professores que entraram no primeiro dia de greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, 16, lotaram a sala de comissões e fizeram vigília na Praça Fausto Cardoso. Eles estão reivindicando o reajuste de 22,22% para todos os professores e não apenas para o pessoal de nível médio como foi anunciado por auxiliares do governador Marcelo Déda.

“Nós estamos buscando apoio dos deputados estaduais para que possam intervir junto ao Governo do Estado no sentido de que o reajuste do Piso Salarial do Magistério seja dado a todos os professores e não apenas aos profissionais do Nível médio como nos informou o secretário de Planejamento, Oliveira Júnior”, enfatiza a presidente do Sintese.

“Nós vamos buscar o diálogo e tentar marcar audiências na tentativa de solucionar o problema”, complementa a presidente da Comissão de Educação, deputada Ana Lúcia Menezes (PT).

Contraponto

Deputada Ana Lúcia e a presidente do Sintese, Ângela Melo (Foto: Ascom Sintese)

Durante o pronunciamento, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, afirmou que a queda no número de matrículas está se dando por conta do ordenamento na educação infantil. “Nós não temos mais educação infantil na nossa rede e com isso perdemos alunos. A diminuição do número de alunos nas escolas públicas é uma realidade brasileira, não é uma exceção de Sergipe. Segundo dados do Inep, no Brasil, a queda é de 8%, no Nordeste é de 13, 4% e em Sergipe, de 13, 2%”, ressalta.

Quanto ao reajuste do Piso do Magistério para todos os professores da rede estadual de ensino, Belivaldo Chagas disse que “nós atendemos mais do que está previsto no panorama da Procuradoria Geral do Estado, tivemos representantes do Fundeb no Conselho e o que posso dizer é que para mim, com toda a sinceridade, fica difícil passar informações que são da Seplag, eu não posso entrar numa seara a qual não pertenço. O que fiquei sabendo pela imprensa é que o Estado não concedeu 22.22% na carreira  como um todo, porque atingiu o limite prudencial, mas vou pedir uma audiência com o governador para discutir o assunto”, promete.

Estudantes dos colégios D. Luciano e Djenal Queiroz, além de representantes da União dos Estudantes Secundaristas (Uses) acompanharam os trabalhos na Comissão de Educação que contaram ainda com as presenças dos deputados Goretti Reis, capitão Samuel, Gilson Andrade e Pastor Antonio.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais