Seca comprometerá festejos juninos no interior do Estado

Déda: restrição dos investimentos em festas (Fotos: Verlane Estácio/estudante UFS)

O governador Marcelo Déda anuncia cortes consideráveis para os festejos juninos e informou que os recursos disponíveis para festas neste ano serão concentrados nas ações de combate aos efeitos da estiagem em Sergipe. Segundo o governador, os investimentos do governo para festejos juninos neste ano se resumirão ao Arraiá do Povo a ser erguido em Aracaju.

O governador informou que já emitiu expediente para as Secretarias de Estado da Fazenda, Cultura, Turismo, Planejamento e Comunicação orientando a reduzir gastos com festas neste ano em função da seca, classificada pelos agricultores como uma das maiores dos últimos 40 anos.

O governador informou que os recursos que deveriam ser destinados às festas do interior deverão ser relocados e servirão de contrapartidas do estado no plano de investimento para combater a seca anunciado pela presidente Dilma Rousseff para a região Nordeste. O programa prevê investimentos na ordem de R$ 2 bilhões para a região e Sergipe também será contemplado. E estas ações, segundo o governador, exigem contrapartidas altas do governo estadual.

Acompanhamento

Carlos Cauê e Capitão Samuel: de olho no São João

O secretário de comunicação Carlos Cauê explicou que todo o staf do governo já está consciente do contingenciamento e explicou que os investimentos no Arraiá do Povo serão mantidos devido à importância para o turismo sergipano.

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) informou que ficará atento ao volume de recursos que o governo estadual destinará às festas juninas neste ano e promete acionar o Ministério Público Estadual para que o órgão fique atento para impedir gastos demasiados com festas no interior, em especial nos municípios afetados pela seca. “Não vamos permitir que o governo ajude municípios a fazer festa quando está faltando água e comida”, ressalta o parlamentar.

Ele informou que já está fazendo a relação dos municípios que estão em situação de emergência para acompanhar as ações do governo na região e também dos prefeitos. “Prefeitos de municípios que estão em situação de emergência que fizer festa de São João deve ser preso”, comenta.

Ele lamenta o episódio de Riachão do Dantas onde duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas durante uma festa de emancipação e elogiou a ação do Ministério Público e do Poder Judiciário que proibiu a realização de uma festa do mesmo porte no município de Estância por falta de segurança. Para o parlamentar, o poder público tivesse tomado a mesma medida, a tragédia em Riachão teria sido evitada.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais