Plataforma Ambiental é lançada no Estado de Sergipe

Evento foi realizado no plenário da Assembleia (Fotos: Portal Infonet)

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 27, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Plataforma Ambiental aos Municípios 2012 por meio da Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica, atendendo requerimento do deputado João Daniel (PT). O objetivo é apresentar os principais pontos da agenda socioambiental que precisam ser discutidos, respondidos e selecionados pelos próximos gestores municipais.  Apesar da importância, foram poucos os candidatos a vereadores que compareceram. Apenas o candidato a prefeito, Reynaldo Nunes (PV) participou das discussões.

A Plataforma Ambiental foi apresentada pelo diretor de Políticas Públicas do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. “Esta é a plataforma da cidadania, de engajamento e compromisso que o cidadão apresenta ao seu candidato. Com ela, damos continuidade ao processo de formação política com foco nas questões ambientais, como já fazemos há várias eleições e recentemente, com a Frente Parlamentar Ambientalista”, ressalta.

Lizaldo Vieira destaca importância da Plataforma Ambiental

Ele explicou que as propostas têm como base, cinco eixos: desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico. “O documento apresenta sugestões e obrigações a serem seguidas, como a implantação da Política Municipal de Meio Ambiente e o Sistema Municipal de Informações sobre Meio Ambiente, além de elaborar o Plano Diretor, respeitando os zoneamentos ambientais e o Plano Municipal da Mata Atlântica, que tem como meta, criar novas unidades de conservação, formar corredores ecológicos, identificar as áreas de preservação permanente e outras de interesse ambiental”, destaca.

O presidente do Movimento Ecológico Popular (Mopec), Lizaldo Vieira falou sobre a importância da Plataforma Ambiental em Aracaju. “O documento vem sendo lançado pelo SOS Mata Atlântica em todo o país, voltado para candidatos a prefeitos e a vereadores. É um instrumento importante que pode ser usado para quem vai entrar na administração pública em Sergipe, pois falar de meio ambiente é muito mais fácil do que praticar. Entre os pontos que devem ser praticados pelos candidatos, estão questões como crescimento desordenado, praias, mangues, manguezais, degradação, poluição das águas”, entende.

Beloyanis Monteiro: "Eleitor precisa escolher o voto sustentável"

Segundo o coordenador de Mobilização e Voluntariado da SOS Mata Atlântica, Beloyanis Monteiro, “os eleitores devem ficar atentos se os candidatos estão apresentando propostas voltadas para o meio ambiente. E devem escolher um voto que seja sustentável. A Plataforma Ambiental tem o objetivo de fazer mostrar ao eleitor se está pensando no seu voto, se sabe de onde vem o dinheiro de financiamento das campanhas e se os candidatos estão comprometidos com o meio ambiente”, entende.

Os candidatos que não compareceram ao evento, assim como os eleitores, podem acessar o site da SOS Mata Atlântica para ficar por dentro da Plataforma Ambiental.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais