Eleições: deputados pedem segurança para políticos

Venâncio: faltou polícia nas ruas (Fotos: Maria Odília/Alese)

Governistas e oposicionistas se uniram nesta terça-feira, 9, e foram à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) com um mesmo objetivo: pedir garantia de vida para políticos do interior sergipano que, segundo denunciam ambas as partes, sofrem ameaças e temem pela vida. As audiências com o secretário de Estado da Segurança Pública ocorreram nesta terça-feira, mas em horários diferentes.

De acordo com o deputado Francisco Gualberto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, em Macambira o clima é de pavor. “Convidamos o professor a vir para Aracaju em função da violência”, informou Gualberto. O líder do governo também lamentou o episódio em Poço Redondo, onde a sede da prefeitura foi tomada por um incêndio na madrugada da segunda-feira, 8.

O deputado Venâncio Fonseca (PP) também lamentou ambos os episódios e denuncia que em São Domingos, o clima também é aterrorizante. “Lá depredaram a Câmara de Vereadores, a casa do prefeito [Robson Mecenas, que disputou a reeleição, mas foi derrotado pelo petista Pedrinho], do ex-prefeito Hélio Mecenas e o padre foi obrigado a deixar a cidade”, conta Venâncio. “Tive que ir até lá [São Domingos] para tirar Robinho [Robson Mecenas] da cidade por causa do vandalismo”, comentou Venâncio.

Gualberto defende a "panela da democracia"

Neste aspecto, Venâncio informou que foi recepcionado pelo secretário da Segurança Pública na manhã desta terça-feira, 9, e, na oportunidade entregou pessoalmente ao secretário cópias do Boletim de Ocorrência referente às agressões praticadas contra Robson Mecenas e também contra o ex-prefeito Hélio Mecenas, assim como anexou fotografias, que, segundo revela, confirmam a violência praticada naquele município. “Fui bem recebido e o secretário, de imediato, determinou a abertura de inquérito policial”, disse o secretário.

Panela da democracia

Francisco Gualberto também ressaltou o compromisso do secretário João Eloy com procedimentos para investigar todo o tipo de violência que aconteceu no interior. “Não sei das vinculações mais amplas, na disputa a violência aconteceu. Este tipo de comportamento está fora de foco. Até o padre foi retirado da cidade porque ameaçaram quebrar a casa dele”, considerou Gualberto, numa referência à violência que ocorreu em Macambira. “Que tudo fique na panela da democracia”, apela o líder do Governo.

Para Venâncio, a violência registrada no período eleitoral em Sergipe é consequência da ausência de policiais nas ruas. “Falta contingente e os líderes, que não controlam seu grupo, também têm que ter responsabilidade. Se lidero um grupo, eu tenho responsabilidadde. O líder tem que controlar seu grupo”, comenta o líder da oposição na Assembleia, omitindo nomes de pessoas suspeitas que estariam envolvidas nas cenas de violência nos municípios sergipanos.

O Portal Infonet tentou ouvir a Secretaria de Estado da Segurança Pública. A assessoria da SSP confirmou que os dois parlamentares estiveram reunidos com o secretário João Eloy na manhã desta terça e se comprometeu a, posteriormente, encaminhar posição oficial da secretaria sobre estes episódios.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais