TCE: deputados aprovam explanação de Belivaldo Chagas

Explanação foi feita na Sala das Comissões (Fotos: Portal Infonet)

Apenas a deputada Ana Lúcia Menezes (PT) questionou o candidato Belivaldo Chagas (PSB) durante a sabatina no final da manhã desta segunda-feira, 29, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, quanto à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os demais parlamentares só teceram elogios e o deputado Raimundo Vieira [Mundinho da Comase, do PSL) praticamente declarou o voto contrário.

O deputado Francisco Gualberto (PT) não compareceu à sabatina justificando que estava fazendo um exame e Belivaldo Chagas começou a explanação falando da alegria em retornar à Assembleia Legislativa de Sergipe, Casa em que esteve por 16 anos como parlamentar.

“Nos 16 anos em que fui deputado estadual, consegui fazer grandes amizades. Tenho pela deputada Susana Azevedo (PSC), candidata à vaga de conselheira, todo o respeito e vou fazer um breve histórico sobre o Tribunal de Contas do Estado. Vejo o TCE como um órgão de fiscalização e orientação para que os gestores errem cada vez menos dentro da legislação”, ressalta Belivaldo.

Belivaldo brincou com quadrinho vazio: "Será preenchido por Su ou pelo Belo"

Ainda na explanação, ele mostrou um painel com os atuais conselheiros do TCE e no final um quadrinho em branco. “Esse quadrinho em branco será preenchido ou pela bela Su ou pelo Belo, que sou eu. Se pudesse, era só dar um Ctrl C/ Ctrol V e minha foto já estaria ali completando o quadro de conselheiros”, brinca.

Elogios

Após a explanação, o atual secretário de Estado de Educação (Seed), recebeu elogios dos deputados. “Não tenho o que perguntar, estou extremamente satisfeito”, disse Zezinho Guimarães (PMDB). “Todas as questões deixaram claro que Belivaldo tem conhecimento de causa e que trabalha com muito zelo. A explanação me deixou bastante contente e não vamos ter demora nenhuma na elaboração do relatório. Vou entrar em contato com a assessoria jurídica e hoje à tarde já deve estar pronto”, complementa o relator, deputado Zeca da Silva (PSC).

Candidato disse que aceitará qualquer resultado

“Estou satisfeito. Em oito anos que sou deputado, Belivaldo é um grande companheiro que preenche todos os requisitos e quem ganha é o TCE, mas como dizem no interior, a política hoje se faz de homem cachorro e de cachorro homem. Todos os últimos acontecimentos bagunçaram as nossas vidas. Quero desejar sorte a você que é um homem de linha, de caráter e não tem culpa do que está acontecendo”, destaca Mundinho.

Questionamento

A deputada Ana Lúcia Menezes lembrou que Belivaldo falou sobre a parte histórica e esclarecedora sobre o papel do TCE. “Eu quero saber como o senhor vê a questão da autonomia e transparência no processo de escolha, que deveria ser por concurso?”, indaga.

“Em primeiro plano estou jogando estabelecendo as regras e a gente não sabe se é mais difícil passar num concurso ou pedir votos. É constrangedor tanto para quem pede, quanto para quem diz não. Eu conheço Zeca desde pequeno, mas não vou constrangê-lo, pois sei que ele já tem candidato. Graças a Deus por onde passei, sempre fui transparente. Eu chego de cabeça erguida”, enfatiza Belivaldo.

A sabatina foi presidida pelo deputado Venâncio Fonseca (PP), que agradeceu a presença do candidato Belivaldo Chagas e concluiu: “Fiquem certos de que eu aceitarei qualquer resultado que venha a acontecer, mas peço que votem com o galeguinho”.

Pelo Regimento Interno, o relatório pode ser entregue em até cinco dia, mas a expectativa é de que o relator Zeca da Silva, possa entregar ainda esta tarde para que a presidente da Casa, Angélica Guimarães (PSC) possa colocá-lo em votação nesta terça-feira, 30.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais