João Alves Filho concede aumento de 5% para servidores

Prefeito concede aumento de 5% para funcionários municipais (Foto: Silvio Rocha)

O servidor público sempre foi prestigiado pelo governo de João Alves Filho e nesta gestão não seria diferente. Mesmo com os cofres públicos apertados, o prefeito anuncia um reajuste no salário base de todo o funcionalismo Municipal, com exceção dos professores, de 5% a partir de abril.

Durante os últimos sete anos, o reajuste concedido pela antiga gestão era muito inferior à inflação, com exceção de 2010 e 2012 que foram anos eleitorais. O aumento de 5% no salário linear dos servidores Municipais é um avanço da gestão atual em relação aos anos anteriores. Mesmo estando com o aumento praticamente equiparado à inflação, João Alves disse que gostaria que o acréscimo no salário fosse maior. "Como gestor, tenho que assumir alguns riscos e por isso fizemos projeções otimistas e alguns cálculos, o que nos permitiu um aumento de 5% para todos os servidores Municipais, com exceção aos professores que receberam um reajuste maior por ter um fundo específico para pagamento".

O prefeito de Aracaju disse que, mesmo o percentual do reajuste ser menor que 1% em relação ao acúmulo da inflação, esse não é o aumento considerado ideal. "Compareci a uma reunião em Brasília juntamente com outros prefeitos que estão numa situação financeira preocupante, como Aracaju. Retornaremos com um pedido de audiência pública para a presidente da República para que as nossas súplicas sejam atendidas".

O secretário da Fazenda, Nilson Lima, destacou que o aumento no salário representa um acréscimo nas despesas de R$ 15 milhões aos cofres públicos do mês de abril até dezembro de 2013. "Caso tenhamos a arrecadação de receita igual aos meses de março e abril, chegaremos a julho com os cofres do tesouro zerados. O prefeito é muito sensível com as reivindicações dos servidores, mas quando olhamos as finanças estamos numa situação calamitosa".

Professores com aumento diferenciado

O reajuste salarial dos professores concedido pelo prefeito foi de 7,97% para todos os níveis do magistério. O aumento será retroativo a janeiro e apenas foi possível graças ao fundo de 25% destinados a investimentos na educação.

O acréscimo salarial, pela primeira vez, não será dado através de complemento, como era feito nas gestões anteriores. Este ano o reajuste será de forma integral para todas as referências, no que diz respeito ao piso inicial e de crescimento percentual na carreira. O anúncio do reajuste se estende também para todos os professores aposentados com o mesmo percentual. O professor em início de carreira com nível médio, com 40h, passará a receber R$ 1.567,00.

O prefeito João Alves aproveitou a oportunidade para anunciar que até o ano de 2012 a parte da Previdência era computada dentro dos 25% destinados a investimentos na educação. A partir de agora a Previdência será paga de forma independente, para que o percentual possa ser realmente aplicado no ensino municipal.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais