|
Ministro Fernando Bezerra (Fotos: Portal Infonet) |
“Estou trazendo a proposta da criação de mais um Fundo voltado para o desenvolvimento regional. Desta feita, não voltado para a iniciativa privada, que venha a atender a demanda do setor público no sentido de a gente poder dar uma olhada nas políticas de integração dentro dos próprios territórios”. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira, 9 pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, quando da participação no Seminário de Políticas Públicas para o Turismo no Nordeste, sediado em Aracaju por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.
De acordo com o ministro, já existem o Fundo Constitucional (o FNE) e o Fundo de Desenvolvimento Regional, (o FDNE). “Agora a proposta, copiando o exemplo exitoso da comunidade européia, é termos o grande Fundo Público voltado para atender a demanda do setor público no sentido de a gente poder dar uma olhada nas políticas de integração dentro dos próprios territórios”, destaca.
|
Jackson Barreto assina convênios |
Fernando Bezerra citou como exemplo, o desenvolvimento industrial no Estado de São Paulo. “São Paulo responde por um terço do desenvolvimento industrial brasileiro. No Nordeste, a Bahia responde por 45% do valor agregado da produção industrial e se a gente for olhar para dentro de Sergipe, vai ver que existem regiões mais desenvolvidas do que outras. É preciso ter instrumentos para que a nível do território estadual, a gente também possa animar políticas de integração”, informa.
Ele enfatizou ainda a proposta de uma pactuação de metas e indicadores. “Nós vamos ter a oportunidade de trazer as propostas de fazer parte da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Estamos encerrando o ciclo da primeira editada no Governo do presidente Lula e até o final de setembro a presidenta Dilma quer lançar as bases da 2ª PNDR. A gente propõe uma pactuação de metas e indicadores, ao longo dos próximos dez anos às mais diversas áreas, na área social e de infra-estrutura, educação, saúde, inovação, pesquisa, tecnologia, gasoduto, rede de energia, banda larga”, completa.
Turismo
|
Ministro Gastão Vieira |
Na ocasião, o ministro do Turismo, Gastão Vieira ressaltou que os Estados da Bahia e Pernambuco movimentam o turismo na região Nordeste, a região mais visitada do país. “O investimento no turismo do Nordeste é essencial. A sinalização turística, considerada deficiente no País, está inserida no PAC do turismo que repassa mais de 7 milhões de reais para 8 Estados e Sergipe é um deles”, diz.
Gastão Vieira assinou durante o evento, convênio com o Governo do Estado para a reforma e ampliação do Centro de Convenções, cuja obra está estimada em R$ 20 milhões. E o ministro Fernando Bezerra assinou a licitação de estudos de viabilidade do Canal Xingó, considerada a maior obra de infraestrutura hídrica de Sergipe.
|
Momento do Hino Nacional |
Para o governador em exercício, Jackson Barreto, “se levarmos em conta que no Governo de Marcelo Déda, Sergipe tinha 600 mil passageiros/ano e hoje estamos com um milhão e 200 mil, mostra o crescimento do Turismo em nosso Estado. Para isso é evidente que estão concorrendo às obras fundamentais e estruturantes a exemplo da Ponte Gilberto Amado ligando Sergipe à Bahia, a Rota do Sertão, a reforma do Centro de Turismo”.
O senador Antônio Carlos Valadares, lembrou que um em cada 12 empregos no mundo é gerado pelo turismo. “Sem contar que mais de 60 milhões de pessoas viajam pelo país em 2012. O turismo em Sergipe já é uma atividade consolidada, com 99 empreendimentos nos últimos anos, a exemplo de pousadas e hotéis”, acrescenta.
Por Aldaci de Souza