Garis e margaridas cruzam os braços em Santo Amaro

Categoria está na sede da Secretaria Municipal de Obras (Foto: Divulgação)

Os garis e margaridas do município de Santo Amaro das Brotas cruzaram os braços nesta segunda-feira, 6 por tempo indeterminado. A categoria reivindica 35% de gratificação por insalubridade.

De acordo com Valéria Nascimento Leite, representante dos garis e margaridas, os trabalhadores não estão contando com o apoio do prefeito Luis Herman Mancilla Gallardo, o Chileno (PSL).

“Nós cruzamos os braços em agosto do ano passado e hoje entramos em greve por tempo indeterminado, reivindicando os 35% de insalubridade. Já temos um processo na Justiça em que já houve um aceno para que a Prefeitura conceda 40%, mas está parado. O que mais nos entristece é que no período da campanha eleitoral, o atual gestor nos tratava com atenção e prometia que ia dar 35% da insalubridade e hoje não olha nem pra gente”, lamenta Valéria Nascimento.

Ela informou ainda que são cerca de 12 garis e margaridas na ativa. “Os demais estão em desvio de função. Nós estamos determinados a continuar a greve por tempo indeterminado”, alerta a representante da categoria que está acampada na Secretaria Municipal de Obras.

"Gestão passada"

O prefeito de Santo Amaro das Brotas, Luiz Herman (Chileno) contesta a legalidade da greve e os argumentos proferidos pela representante da categoria, Valéria Nascimento Leite.

“O processo sobre a questão da gratificação por insalubridade está correndo na justiça. É um problema que vem da última gestão. O ex-prefeito julgou que os garis e margaridas de Santo Amaro das Brotas por trabalharem um turno e não terem contato direto com lixo deveriam utilizar apenas material de proteção, mas que seria desnecessária a gratificação por insalubridade. Os lixeiros da cidade recebem os 40% de insalubridade. Sobre os garis e margaridas, eu tenho o dever de aguardar a decisão judicial”, esclarece o prefeito Chileno.

Ainda de acordo com o gestor, garis e margaridas têm todo o respeito de sua administração, mas avalia a greve como manobra política da oposição. “Jamais atrasei salários, nunca deixei de receber a categoria e prestar os esclarecimentos quando fui procurado. Acontece que ninguém veio ao meu gabinete dialogar sobre a questão da insalubridade, o que evidencia nitidamente o caráter unilateral, intransigente e meramente politiqueiro desta paralisação, articulada pela oposição em parceria com a representante da categoria. Todos vêem nas redes sociais os diálogos entre eles. Em Santo Amaro das Brotas, todos sabem que articulações deste tipo têm o único objetivo de desestabilizar a atual gestão. É uma pena que ajam assim, sem pensar nos munícipes e na cidade”, critica.

O prefeito Chileno nega, ainda, a afirmação de desvio de função do funcionalismo. “Não há desvio de função. Essa informação é improcedente. A categoria está à disposição da prefeitura, que pode solicitar que esta exerça suas atividades em qualquer setor de limpeza, mas jamais houve desvio de função”, rebate.

“Peço para que os funcionários que aderiram à paralisação reavaliem seus posicionamentos e retomem as suas atividades e não se deixem manipular. O instrumento de greve deve ser utilizado com responsabilidade não como manobra política. Vivemos em um país democrático, mas não devemos desconstruir o que levamos anos para conquistar, com ações motivadas por revanchismo político, porque quem sai prejudicado é o povo de Santo Amaro das Brotas. Estarei sempre à disposição da categoria para o diálogo, mas não posso acatar medidas arbitrárias como esta”, finaliza Chileno.

Por Aldaci de Souza

*A matéria foi atualizada às 14:18 para acréscimo de nota da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Amaro das Brotas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais